MAIS LIDAS
VER TODOS

Inusitado

Conheça a Casa das Gárgulas em Apucarana; veja reportagem em vídeo

Construção incomum exibe esculturas grotescas na fachada e chama atenção na cidade; saiba o significado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.09.2023, 08:00:00 Editado em 23.09.2023, 16:15:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um casarão diferente chama atenção em Apucarana, no norte do Paraná. Além da arquitetura incomum, o imóvel exibe na fachada diversas estátuas de quimeras, popularmente chamadas de gárgulas. Essas esculturas com aparência monstruosa, geralmente encontradas em prédios góticos no exterior, foram instaladas na casa pelo morador e um dos proprietários do imóvel, o costureiro Paulo César Jorge. Veja reportagem em vídeo abaixo

continua após publicidade

Admirador da arquitetura gótica, ele decidiu trazer um pouco dessas referências excêntricas para o seu lar, justamente por achar as construções convencionais desinteressantes. “Eu não acho graça nas casas convencionais. Casa ou é desse jeito ou não tem graça. Por isso, meus amigos falam que a minha casa tem a minha cara”, afirma.

 Dono da casa busca inspiração na arquitetura gótica
Foto por Tnonline
Dono da casa busca inspiração na arquitetura gótica
continua após publicidade

Todas as seis esculturas foram compradas na internet. O objetivo do proprietário é colocar 13 no total, mas o número não tem relação com ocultismo ou qualquer superstição. “Meus pais eram evangélicos. Eu conheço a Bíblia de cabo a rabo. Coloquei as gárgulas porque eu gosto mesmo”, afirma.

Paulo conta que nunca foi alvo de preconceito por morar em uma casa excêntrica e afirma ter bom relacionamento com sua vizinhança. Entretanto, revela já ter ouvido comentários de pedestres impressionados com a construção.

continua após publicidade

A casa fica na Rua Renê Camargo de Azambuja e atrai olhares de curiosos. O imóvel é também constantemente fotografado. “Tem pessoas que já passaram na rua e disseram que minha casa era cheia de demônios. Mas isso é falta de informação. Isso é coisa do mundo antigo, no exterior isso é muito comum”, comenta.

 Urubus pousam constantemente na casa
Foto por Cindy Santos
Urubus pousam constantemente na casa

Outra particularidade da casa que chama a atenção é a presença de vários urubus que constantemente pousam sobre a construção, complementando o ambiente sombrio junto às quimeras. Paulo acredita que, por ser bastante alta, a casa atrai as aves, que chegaram a fazer ninhos no local. “Eles ficam na escada e na parte de cima. São tão acostumados comigo que eles não ligam que eu passe perto deles, mas gente estranha eles não deixam”, conta.

continua após publicidade

Descendente de turcos e italianos, Paulo também gosta de casas grandes e, por isso, decidiu ampliar o antigo imóvel onde morou a vida toda com sua família. Atualmente, o casarão possui 21 cômodos e área total de mais de 400 metros quadrados. Mas a casa de madeira, parte mais antiga da construção, foi mantida com todas as recordações se seus familiares, além de vários relógios, móveis e objetos de decoração antigos.

“Eu gosto de coisa antiga, sempre gostei. Por isso, a casa de madeira ainda está aqui. A nova construção a escondeu e muitas pessoas pensam que ela não existe mais”, revela.

continua após publicidade

Agora, os planos de Paulo envolvem a finalização da obra com a pintura da casa. “Eu gosto de preto, mas eu tenho vontade de pintar de branco e colocar vidro ártico nas janelas”, revela.

GÁRGULAS OU QUIMERAS: ENTENDA A DIFERENÇA

 As gárgulas da Catedral de Notre-Dame de Paris
Foto por reprodução
As gárgulas da Catedral de Notre-Dame de Paris
continua após publicidade

O professor de história da arte, Vagner José de Carvalho, de Apucarana, explica que na arquitetura, mais especificamente na gótica, as gárgulas nem sempre são esculturas grotescas, muitas vezes são a representação de animais e até seres humanos. O termo se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, o que explica a função prática desse tipo de estátua, que é escoar a água das calhas ou transportar a água de fontes.

Além da função prática, as gárgulas têm função didática e espiritual. As figuras monstruosas usadas nas igrejas carregam o simbolismo do que é impuro, a representação do mal existente no mundo. “O sentido dessas imagens é a representação do mal. Você nunca irá encontrar essas figuras dentro das igrejas. Dentro da igreja existe o sentido da proteção e o mal está no lado de fora. Essa é uma das possibilidades de significado”, explica.

Já a quimera é uma figura mística com aparência híbrida de dois ou mais animais. Basicamente, a representação de uma besta que geralmente está “sentada”. “A quimera faz referência aos monstros mitológicos de duas ou mais cabeças. A ideia da figura da besta e monstruosa. Não existe essa função prática como as gárgulas”, explica.

continua após publicidade
 Catedral de Notre-Dame de Paris
Foto por reprodução
Catedral de Notre-Dame de Paris

ORIGEM

A princípio, as gárgulas estiveram presentes no Egito Antigo, contudo é possível encontrar estruturas semelhantes na Grécia Antiga. Segundo o professor, esse tipo de escultura é comumente encontrada na Europa, em construções da Idade Média.

“No fim do século XVIII, existe o período neoclássico, com a retomada dos valores clássicos de Grécia e Roma. E na segunda metade do século XIX existe a retomada do gótico, com o romantismo valorizando o universo medieval, dando origem ao estilo arquitetônico neogótico. Mas no neogótico não há a presença de gárgulas e quimeras, mas de outras características, como maior número de janelas, vitrais e torres características”, comenta.

No Brasil, o maior exemplo de arquitetura neogótica é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo e Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, no Paraná.

Por Cindy Santos

Construção incomum exibe esculturas grotescas na fachada.#gárgulas #apucarana TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça a Casa das Gárgulas em Apucarana; veja reportagem em vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!