MAIS LIDAS
VER TODOS

estudo

Conecta Apucarana apresenta mapeamento do ecossistema de inovação

Todos os detalhes foram apresentados durante evento realizado na sede do Sebrae

Da Redação

·
Evento aconteceu na terça-feira (12)
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal
Evento aconteceu na terça-feira (12)
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2023, 19:59:30 Editado em 13.12.2023, 19:59:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A governança do Conecta Apucarana apresentou em detalhes o mapeamento do seu ecossistema de inovação. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (12), na sede do Sebrae, com a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e do Conecta, Wanderlei Faganello.

continua após publicidade

Participaram representantes da prefeitura, incluindo os secretários Jossuela Pirelli (assistência social), Gentil Pereira (meio ambiente), Gerson Canuto (agricultura) e Mauricio Borges (comunicação), além de Carlos Mendes (superintendente de inovação) e de Aloysio Gomes (UTFP).

-LEIA MAIS: Procon de Apucarana terá recesso de final de ano

continua após publicidade

Conduzido pelo Sebrae Apucarana, o estudo mostrou um panorama técnico atualizado do grau de maturidade das ações de fomento à inovação na cidade. Conforme explica o consultor do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha, as informações atualizam o mapeamento concluído em 2021, a pedido do prefeito Júnior da Femac, que apontou vocações econômicas, potenciais científicos e tecnológicos, prioridades e um plano de ação com metas a curto, médio e longo prazos de estímulo ao desenvolvimento econômico e tecnológico dentro das propostas do Conecta Apucarana.

“O mapeamento traz uma visão abrangente da atual posição e direcionamento de ações futuras. Um passo crucial para entendermos nossa trajetória até o momento e delinearmos estratégias para um futuro mais inovador”, afirma Tiago Cunha, consultor do Sebrae e membro da governança do Conecta Apucarana. Segundo ele, além do mapeamento, também foi atualizado o planejamento de ações dentro do ecossistema de inovação.

A apresentação do mapeamento atualizado foi conduzida pelo coordenador da Regional Norte do Sebrae (Londrina) para Estratégias de Desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação, Heverson Feliciano. Ele parabenizou as lideranças do Conecta pelos cinco anos. “Vale ressaltar que, em data recente, Apucarana venceu em âmbito estadual as duas categorias – ensino fundamental e médio -, do Ideathon. E, esse resultado, deixa evidente que em Apucarana existe um ambiente favorável para a inovação, com apoio da Acia, da Prefeitura, do Sebrae, Universidades, faculdades e outros segmentos organizados”, enalteceu Feliciano.

continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac avalia que diversos avanços ocorreram nestes últimos anos dentro do Conecta Apucarana. Ele lembra que o Conecta é uma ação idealizada no ano de 2018 pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) com foco na transformação de Apucarana em uma cidade inteligente e que, atualmente, conta com a parceria da Prefeitura de Apucarana e diversas instituições de ensino em nível técnico e superior, além de empresas privadas, que atuam em conjunto no fomento de ambientes favoráveis para o desenvolvimento científico e tecnológico no município.

Para o prefeito Junior da Femac, o Conecta Apucarana vem se consolidando como importante instrumento de desenvolvimento econômico e social na criação de um ambiente de inovação, além de apontar novos caminhos para a melhora da competitividade, da geração de empregos, renda e ampliação do capital intelectual das empresas locais.

“Além da destinação de recursos municipais para o Fundo Municipal de Inovação, destaco que a administração municipal tem dado respaldo legal ao Conecta, com a sanção de leis importantes, entre elas a Lei Municipal nº 17/2023, que institui o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo e a Inovação, que permite aporte financeiro a potenciais empreendedores, residentes em Apucarana e que tenham ideias inovadoras que gerem impacto social, ambiental e econômico”, argumenta o prefeito.

continua após publicidade

Ele aponta ainda a Lei Municipal nº 15/2023, que estabelece as regras do funcionamento do ambiente regulatório experimental (Programa Sandbox). “A nova legislação criou um ecossistema de inovação favorável para a criação de produtos de base tecnológica, aportando recursos financeiros e diminuindo o tempo para que as inovações cheguem ao mercado”, acrescenta ele.

O QUE É – Idealizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), o Conecta Apucarana conta atualmente com uma governança composta por entidades que exercem papel estratégico, colaborativo, propositivo e executivo, sendo a Prefeitura de Apucarana, Sebrae, Sicoob, Faculdade de Apucarana (FAP), Universidade Estadual do Paraná (Unespar Apucarana), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Apucarana), Universidade Federal do Paraná (UFPR Jandaia do Sul), Sistema Fiep/Senai, Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE Apucarana), Fecomércio, Senac, Persis Telecom, Made4it e Unimed Apucarana.

CONCEITO – Em linhas gerais, o conceito de ecossistema da inovação, aplicado aos objetivos do Conecta Apucarana segue a premissa de que a conexão e a interação entre empresas, instituições públicas, universidades e outras organizações resulta em uma intensa troca de informações, conhecimento e tecnologias.

“As empresas, por exemplo, podem compartilhar suas experiências e aprender com outras organizações, enquanto as universidades podem transferir tecnologias e conhecimentos para o setor empresarial. Essa troca entre os diferentes atores no ecossistema de inovação é essencial para o seu sucesso e para o crescimento econômico e social da região, alcançando resultados que nunca seriam vistos com esforço individual de apenas uma entidade”, pontua o presidente da Acia e do Conecta, Wanderlei Faganello.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Conecta Apucarana apresenta mapeamento do ecossistema de inovação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!