MAIS LIDAS
VER TODOS

MATO NA FERROVIA

Concessionária diz que roçagem segue cronograma interno

A Rumo Logística informa ainda, por nota, que a manutenção e a própria sinalização nas passagens de nível é de responsabilidade dos órgãos de trânsito municipais

Da Redação

·
Equipe da concessionária Rumo fazia, nesta terça (22), limpeza e readequação do trecho na passagem de nível da rua Hermes da Fonseca, no Monções
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo/TNonline
Equipe da concessionária Rumo fazia, nesta terça (22), limpeza e readequação do trecho na passagem de nível da rua Hermes da Fonseca, no Monções
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2022, 17:46:00 Editado em 22.03.2022, 17:46:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A roçagem do mato nas margens da ferrovia, na área urbana de Apucarana, voltou à pauta nesta semana, na Câmara de Vereadores. Foi aprovado requerimento a ser enviado à empresa concessionária, a Rumo Logística, cobrando. A empresa, por sua vez, emitiu nota na tarde desta terça-feira (22) informando que todos os trabalhos de roçagem e limpeza nas áreas que são de sua responsabilidade seguem um cronograma interno.

continua após publicidade

O requerimento foi apresentado pelo vereador Lucas Leugi (PP) e aprovado por unanimidade. O vereador lembrou, inclusive, na sessão de segunda-feira (21), que essa cobrança já teria sido feita em ocasiões anteriores e os problemas não teriam sido resolvidos.

Os vereadores argumentam que o mato alto tomou conta de vários pontos nas margens dos trilhos, dentro do perímetro urbano, causando transtornos à sociedade. Os vereadores destacam que além dos riscos à segurança de pedestres e motoristas nas passagens de nível, o mato alto contribui para a proliferação de insetos.

continua após publicidade

O vereador Luciano Molina (PL), durante a discussão do requerimento, chegou a dizer que era preciso cobrar da empresa também a construção de cancelas em todas as passagens de nível na cidade, para segurança dos usuários.

No entanto, em nota distribuída nesta terça (22), pela assessoria de imprensa, a concessionária Rumo informa que, em relação a sinalização nas passagens em nível, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 24, “estabelece que as manutenções nos cruzamentos rodoferroviários e a sinalização para motoristas e pedestres compete as entidades de trânsito do município, por se tratar de vias municipais”.

A Rumo é responsável pelas linhas férreas em mais cinco estados, além do Paraná: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

continua após publicidade

MANUTENÇÃO

Nesta semana, uma equipe de cinco funcionários da empresa está trabalhando no trecho da ferrovia localizado no Jardim Monções, na passagem de nível da rua Hermes da Fonseca. Ali, além da roçagem, as margens estão sendo readequadas com o uso de uma máquina. Um funcionário informou que a equipe estava na região de Bandeirantes, até a semana passada e deve ficar em Apucarana até sexta-feira, trabalhando exclusivamente naquele ponto da cidade. Depois a equipe segue para a região de Reserva.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Concessionária diz que roçagem segue cronograma interno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!