Apucarana

Compra emergencial beneficia entidades com produtos da agricultura familiar

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Compra emergencial beneficia entidades com produtos da agricultura familiar
Compra emergencial beneficia entidades com produtos da agricultura familiar

Em reunião realizada nesta semana no gabinete municipal, o presidente do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana (Comsea), David Brito, prestou contas ao prefeito Júnior da Femac sobre a aplicação dos recursos estaduais enviados ao município para aquisição emergencial de alimentos visando auxiliar instituições sociais no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

continua após publicidade

O projeto estadual, que é coordenado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, utiliza recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Para Apucarana, foram destinados R$194.305,46, montante que está beneficiando oito entidades sociais e filantrópicas. “Trata-se de mais uma importante ação do Governo Ratinho Júnior visando amenizar os impactos sociais e econômicos gerados pela pandemia. Através do Programa Emergencial Compra Direta Paraná, o poder público auxilia não só entidades sociais e seu público em situação de insegurança alimentar e nutricional, mas também a agricultura familiar paranaense”, destaca o prefeito Júnior da Femac.

Em Apucarana estão sendo assistidos pela iniciativa os quatro centros de referência da assistência social (CRAS), Hospital da Providência, Residência Inclusiva Casa do Dodô, Lar Sagrada Família e Lar São Vicente de Paulo. Os gêneros alimentícios adquiridos com os recursos estaduais são fornecidos por cooperativas de Apucarana e região. “A Cooperativa de Cafeicultores de Pirapó (Coocapi) fornece frutas, hortaliças, legumes, panificados e temperos. Já outras três cooperativas da região foram homologadas para fornecer arroz, suco e ovos”, informa David Brito, presidente do Comsea.

continua após publicidade

Também participou da reunião de prestação de contas a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edna Garcia Gomes Ferreira.