Apucarana

Comitiva de Piraquara visita ambulatório de dermatologia de Apucarana

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Comitiva de Piraquara visita ambulatório de dermatologia de Apucarana
fonte: Edson Denobi

Uma comitiva do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, de Piraquara, visitou nesta sexta (22) o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica- da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS). Diretores do hospital estadual vieram em busca de troca de experiência em reconhecimento ao atendimento de referência prestado nesta especialidade da rede pública de saúde municipal.

continua após publicidade

“O nosso hospital quer ampliar os serviços e ainda implantar uma possível residência e aqui pudemos colher muitos subsídios para concretizar esses objetivos. O trabalho realizado neste ambulatório é fantástico desde a equipe de profissionais aos equipamentos. Não é todo serviço público que têm uma câmara de fototerapia como a que encontrei aqui. Todos estão de parabéns, em especial a coordenadora do ambulatório, Lígia Martin”, disse a diretora geral do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Maristela Zanella.

Lígia Martin destacou o lado positivo da visita. “Estamos realizando nosso trabalho da melhor forma possível, mas a gente precisa de um feedback que possa contribuir para melhorarmos ainda mais a qualidade do atendimento que realizamos”, afirma Lígia.

continua após publicidade

Também integrou a comitiva de Piraquara a diretora administrativa do Hospital de Dermatologia, Simone Rodrigues de Carvalho, e o diretor de gestão de saúde do hospital, Marcos Colla.

“Para Apucarana é uma honra receber aqui a equipe da saúde pública da cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Estamos à disposição para apresentar e transmitir informações sobre a estrutura e o funcionamento do nosso ambulatório de dermatologia”. A declaração foi dada pelo prefeito Junior da Femac, ao receber os visitantes em seu gabinete. O prefeito também recomendou que o futuro hospital dermatológico de Piraquara também adote um programa de residência médica. “Em Apucarana isso tem assegurado ótimos resultados na dermatologia e outras áreas”, pontuou Junior da Femac.

A Residência Médica em Dermatologia iniciou em março de 2018 e um ano depois, em março de 2019, foi inaugurado o novo ambulatório, no primeiro andar da AMS. Num espaço totalmente reformado, o Ambulatório de Dermatologia possui quatro consultórios médicos; duas salas de pequenas cirurgias, com vestiário e sala de espera exclusiva; central de material esterilizado; e sala de fototerapia, com vestiário. A área de funcionários conta com sala de reuniões, copa, WC exclusivo e almoxarifado. Ainda houve o investimento no mobiliário, que é totalmente novo.

continua após publicidade

Os equipamentos, por sua vez, são de última geração, incluindo a câmara de fototerapia, microscópio, lupas, material cirúrgico. Indicado para tratamento de  vitiligo, linfoma, psoríase e alguns tipos de dermatites.

Entre 2019 e 2020 o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas realizou mais de 9 mil consultas, 1.377 sessões de fototerapia, 1.813 pequenas cirurgias e 658 outros procedimentos. A equipe é formada por 6 residentes, 5 dermatologistas, um cirurgião plástico, um cirurgião oncológico, um patologista e uma micologista, uma enfermeira e duas auxiliares de enfermagem.

Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica- da AMS recebeu em outubro de 2020 o credenciamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News