MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comitê quer mais fornecedores locais nas compras públicas

Comitê de Apucarana está trabalhando na definição de estratégias para fomentar uma maior participação de empreendedores locais nas licitações

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2022, 18:16:38 Editado em 25.08.2022, 18:20:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana está trabalhando na definição de estratégias para fomentar uma maior participação de empreendedores locais nas licitações realizadas pelo município.

continua após publicidade

Além de reuniões setorizadas para esclarecimentos e divulgação de editais de concorrência, a curto prazo uma assessoria gratuita para o ingresso no universo das compras públicas deve ser disponibilizada através da AMPEC (Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana).

“Queremos que mais apucaranenses forneçam para o município e, para tanto, vamos a partir de agora, deflagrar ações no sentido de desmitificar o processo. Através de encontros, realizar uma aproximação e maior interação com segmentos econômicos da cidade para detalhar o funcionamento do programa Compras Apucarana”, revelou Edison Peres Estrope, presidente do Comitê Gestor e secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana.

continua após publicidade

Estrope frisa que vender um produto ou prestar serviços para o município é um filão que está sendo desconsiderado por grande parte dos empresários locais. “Muitos apucaranenses poderiam estar fornecendo para a prefeitura, mas acabam deixando de participar das licitações por desconhecimento dos procedimentos de habilitação ou até mesmo por acharem que é algo complexo, que na realidade não é. Fornecer para o poder público é seguro, com pagamento pontual”, afirma o secretário.

Encontros quinzenais

O grupo de trabalho, que mantém encontros quinzenais, conta com representantes da prefeitura, Sebrae, Acia, Sivana, Sivale, instituições de ensino superior (Unespar, UTFPR, FAP e Facnopar) e AMPEC. “Buscamos as melhores práticas para serem adotadas para que os empreendedores locais encontrem soluções diferenciadas”, acentua Felipe Sicorski, consultor do Sebrae.

continua após publicidade

Ele explica que o comitê gestor é um grupo de trabalho técnico, composta por membros de entidades representativas do município, que atua para o fortalecimento e desenvolvimento dos pequenos empreendimentos. “Ao adquirir bens, produtos e serviços de empresas locais, o município consegue fazer com que os recursos fiquem na cidade. Além de arrecadação de mais tributos, isso desencadeia uma economia mais pujante, com mais emprego e renda para a população”, observa Sicorski.

A partir dos encontros setorizados, o comitê gestor espera agregar novos participantes ao “banco de fornecedores locais”. “A ideia é ampliar e abrir novos canais de comunicação, mostrando ao empresário que vale a pena participar das compras públicas”, reforça Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda. Segundo ela, a prefeitura e suas autarquias são grandes consumidoras. “Queremos mais apucaranenses concorrendo em nossos editais de compras públicas”, diz. Segundo ela, os editais do município são publicados tanto em diário oficial, quanto na internet através do Portal de Transparência, alojado no site www.apucarana.pr.gov.br.

De acordo o prefeito Junior da Femac, o trabalho comitê tem somado forças com outras iniciativas da gestão no sentido de criar um ambiente que permita uma participação cada vez maior de empresas locais nos processos licitatórios. “Muitos produtos e serviços acabam sendo fornecidos por empresas de fora e todas as iniciativas que venham informar, assessora e capacitar nossos empreendedores para o processo de compras públicas tem o apoio da prefeitura”, disse.

continua após publicidade

Presenças

Participaram ainda da reunião deliberativa realizada nesta quinta-feira (25/08), no salão nobre do prédio central, a empresária Aida Assunção, vice-presidente da Acia e presidente do Sivana, a diretora do Departamento de Licitações da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Regina Célia Rossetti, o representante da AMPEC, Alisson Cesário, e a representante da Universidade Estadual do Paraná/campus Apucarana (Unespar), professora Lindinalva Rocha de Souza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Comitê quer mais fornecedores locais nas compras públicas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!