MAIS LIDAS
VER TODOS

EM APUCARANA

Comitê comemora elevação dos reservatórios do Paranapanema

Apucarana integra o comitê da organização de proteção de recursos hídricos desde novembro de 2021

Da Redação

·
Comitê comemora elevação dos reservatórios do Paranapanema
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2022, 13:47:04 Editado em 06.05.2022, 13:47:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta quinta-feira (05), o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que é membro titular da organização de proteção de recursos hídricos, participou da 17ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema).

continua após publicidade

Durante a plenária, que aconteceu por videoconferência, diversas pautas foram abordadas, entre elas a situação atual dos reservatórios e o índice de pluviosidade do 1º quadrimestre do ano.

Junior lembra que o município integra o comitê desde novembro de 2021 e, desde então, tem tido voz ativa nas deliberações que visam garantir água em qualidade e quantidade para atender todos os usos e usuários na bacia. “Temos aqui as bacias hidrográficas do Tibagi e do Pirapó, que deságuam no Rio Paranapanema, que é um rio muito importante, que une os estados do Paraná e São Paulo. Com 929 quilômetros de extensão, percorre 247 municípios e deságua no Rio Paraná. Do “Paranapanema” depende diretamente uma população de mais de 4,6 milhões de pessoas, sendo um rio que possui papel preponderante na produção agrícola, no saneamento, na geração de energia e atividades industriais de dezenas de cidades”, elenca o prefeito de Apucarana.

continua após publicidade

De acordo com dados apresentados pelo geólogo e assessor técnico do Comitê, Emílio Prandi, as chuvas melhoraram e estão dentro da média histórica. “Os reservatórios também apresentam recuperação e todos estão acima dos 40% do volume útil. Um resultado positivo alcançado graças ao trabalho realizado na Sala de Crise, atuante há mais de três anos”, avaliou Prandi.

Ainda na plenária, a secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli, falou sobre o Plano de Trabalho do Comitê e das Câmaras Técnicas. O destaque ficou por conta da agenda de eventos que serão realizados presencialmente neste ano.

Outra pauta da reunião ordinária foi o Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, que teve seu primeiro ciclo de ações finalizado em 2021. O resultado da implementação foi apresentado pelo Coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão, Cezar Leal. “Das 45 ações priorizadas para a execução entre 2016 e 2021, 76% foram implementadas”, revelou.

continua após publicidade

Ainda durante a reunião, os membros aprovaram a nova identidade institucional do Comitê e redesenho do Prêmio #EuSouParanapanema.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Comitê comemora elevação dos reservatórios do Paranapanema"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!