MAIS LIDAS
VER TODOS

REGIÃO

Comércio cresce em vendas no Paraná

esquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o comércio paranaense cresceu 1,2% em setembro em relação a agosto e 7,7% em relação a setembro do ano passado. Em Apucarana, o cresc

Da Redação

·
Comércio cresce em vendas no Paraná
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2020, 10:56:01 Editado em 12.11.2020, 10:56:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

esquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o comércio paranaense cresceu 1,2% em setembro em relação a agosto e 7,7% em relação a setembro do ano passado. Em Apucarana, o crescimento segue essa média, conforme aponta a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção.

continua após publicidade

De acordo com ela, as vendas do mês de setembro surpreenderam e o mês de outubro seguiu o crescimento. “Podemos dizer que Apucarana acompanhou a tendência de crescimento do Estado, em cerca de 7% a mais nas vendas de setembro em relação ao ano passado. Mesmo diante da pandemia, percebemos um desenvolvimento expressivo do setor, o que é surpreendente para nós, pois acreditávamos que essa recuperação seria mais lenta”, detalhou.

A presidente do Sivana afirma que essa rápida recuperação do comércio é fundamental para o desenvolvimento da economia da cidade e manutenção os empregos. “Mesmo passando algum tempo fechado e com algumas restrições, conseguimos manter a maioria dos empregos e esse crescimento faz com que novas contratações sejam necessárias, algo muito importante para toda a cidade”, disse.

continua após publicidade

Diante deste cenário favorável, a expectativa de vendas para o final de ano no comércio de Apucarana para este final de ano é de um crescimento de no mínimo 5% em relação ao ano passado. “Nossa expectativa é muito boa para as vendas de final de ano, nossos lojistas estão preparando estoques porque sabemos que neste ano as pessoas vão viajar menos, investir mais em presentes, em cuidados com a casa, por isso, esperamos superar as vendas do ano passado em no mínimo 5% neste ano”, revelou Aída.

O crescimento do comércio do Paraná em 1,2% em setembro em relação a agosto, é o maior aumento entre os estados do Sul. O índice é da variante ampliada, que engloba as vendas de veículos e materiais de construção e apresenta retrato mais fiel da atividade econômica. Na série com ajuste sazonal, o avanço entre agosto e setembro é o quinto consecutivo e o sétimo do ano do comércio do Paraná. Os crescimentos foram de 2,8% em janeiro, 0,7% em fevereiro, 27,2% em maio, 2,9% em junho, 0,6% em julho e 2,8% em agosto. As vendas evoluíram em 14 das 27 unidades da Federação em setembro, apontando cenário mais otimista da recuperação da economia.

Esse movimento do comércio já havia sido sentido por um estudo das secretarias estaduais da Fazenda e de Planejamento e Projetos Estruturantes que destacou que os estabelecimentos comerciais registraram em setembro, em média, aumento de 51,9% nas vendas. Foi a primeira vez que o índice ultrapassou 50%.

O comércio também foi o segundo setor que mais contratou no Paraná em setembro, com 5.398 novas carteiras assinadas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Comércio cresce em vendas no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!