Comarca de Apucarana terá 1.080 mesários nas eleições deste ano - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

VOTAÇÃO

Comarca de Apucarana terá 1.080 mesários nas eleições deste ano

Foto por
Escrito por Renan Vallim
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Justiça Eleitoral de Apucarana, que abrange também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, informou que ao todo 1.080 mesários irão trabalhar nas Eleições marcadas para 15 de novembro de 2020. Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, serão 98 administradores de prédio e 84 auxiliares de serviços eleitorais. Todos eles foram nomeados pela juíza eleitoral Ornela Castanho, da 28ª Zona Eleitoral.

Neste ano, serão necessários, aproximadamente, 85 mil mesários, entre convocados e voluntários, para possibilitar o exercício do voto dos 8,1 milhões de eleitores aptos a participar do pleito no Paraná. Em meio ao cenário de pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral estará tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos mesários e eleitores nas eleições.

Conforme o Calendário Eleitoral, definido pela Resolução TSE nº 23.627/2020, 16 de setembro, 60 dias antes das eleições, é o prazo final para a nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (15 e 29 de novembro, respectivamente).

Os mesários voluntários ou convocados têm direito avantagens previstas na legislação, tais como:

- Auxílio alimentação no(s) dias(s) de votação no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por dia trabalhado;

- Critério de desempate para provimento de cargos em concurso público, quando previsto no edital;

- Direito a dois dias de folga por dia trabalhado (incluindo o dia do treinamento), sem perda do salário;

- Isenção de pagamento de taxas em concursos públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público Estadual (Lei 19.196/2017);

- Validação da prestação de serviço como 30 horas complementares (ou 60, se houver segundo turno) nas instituições de ensino conveniadas ao Projeto Universidade Amiga.

Deixe seu comentário sobre: "Comarca de Apucarana terá 1.080 mesários nas eleições deste ano"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.