Apucarana

Com risco de falta d´água, Sanepar mantêm monitoramento

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Com risco de falta d´água, Sanepar mantêm monitoramento
fonte: TN Online
Com risco de falta d´água, Sanepar mantêm monitoramento

A Sanepar confirmou neste sábado (20), a tarde que mantêm o monitoramento da captação da água que abastece Apucarana, para evitar que falte água nas torneiras neste fim de semana. A intensificação da vigilância no Rio Caviúna, que abastece a cidade se deve à limitação de vazão destas fontes que foram comprometidas durante a semana por suspeita de contaminação. Com isso e a média histórica de consumo em alta nesses dias, a empresa considerou o risco pela baixa pressão na rede em horários de pico.

continua após publicidade

Desde a sexta-feira (19), a Sanepar aguarda a conclusão dos trabalhos do Instituto Água e Terra (IAT) quanto aos danos ambientais, limpeza e recuperação da área que deu origem aos resíduos lançados no manancial para retomada da captação em Apucarana.

Devido a limitação de vazão destas fontes, pode haver baixa pressão na rede e até falta de água, especialmente em horários de alto consumo. A Sanepar, informou no entanto, que o abastecimento segue com a captação emergencial no Rio Pirapó e sistema de poços. 

continua após publicidade

A captação no Caviúna será retomada quando houver condições técnicas, segundo a nota da empresa. "O lançamento irregular de resíduos no Rio Caviúna não representou maior impacto no abastecimento, porque técnicos da Sanepar interromperam a captação de água no manancial", explicou.

.Até o momento, análises comprovam que o abastecimento segue dentro dos padrões técnicos e com potabilidade garantida.