Com pandemia, plano diretor terá audiência pública pela internet - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

APUCARANA

Com pandemia, plano diretor terá audiência pública pela internet

Foto por Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Devido à pandemia do Coronavírus, as audiências públicas presenciais de revisão do Plano Diretor de Apucarana estão suspensas. Restam ainda três audiências para finalizar os trabalhos e uma delas, seguindo recomendação do Ministério Público, será realizada no dia 14 de setembro, às 19 horas, pela internet.

De acordo com o engenheiro Herivelto Moreno, que integra a Equipe Técnica do Município (ETM) que está coordenando a revisão, a audiência será realizada através do canal que a Prefeitura mantém no youtube (www.youtube.com/user/apucaranapref).

Herivelto afirma que o Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Habitação e Urbanismo e Proteção do Meio Ambiente, emitiu nota técnica sobre o assunto. “Na nota técnica 04/2020, o Ministério Público autorizou a realização da audiência para tratar de um assunto específico, que é o Plano de Ações e Investimentos (PAI)”, observa.

Herivelto, que é secretário municipal de Obras, reitera que a audiência tratará exclusivamente sobre o PAI, que elenca o planejamento de ações de curto (2 anos), médio (3 a 4 anos) e longo prazo (5 anos). “O PAI ordena as ações nas diversas áreas, prevendo o custo estimado e os prazos para execução”, explica.

Uma das ações elencadas é a construção do Contorno Leste. “Esta é uma obra de longo prazo que deverá ser executada através da empresa que administra este trecho do pedágio, o que acontecerá somente na próxima concessão. No entanto, se esta ação não constar no PAI não poderemos depois angariar recursos e solicitar que o contorno seja incluído nas obras previstas na próxima concessão”, esclarece.

A revisão do Plano Diretor, que iniciou no ano passado, deveria ter sido concluída em maio. “Mas com o advento da pandemia, as audiências tiveram que ser suspensas. Faltam ainda três audiências, sendo que uma delas é a que vamos realizar pela internet exclusivamente para tratar do PAI. As outras duas, conforme recomendação do Ministério Público, só poderão ser presenciais e serão realizadas após a pandemia”, informa Herivelto.

Até o momento, todo o trabalho de revisão do Plano Diretor já apontou 474 demandas, que envolvem ações administrativas, previsões financeiras e elaboração de projetos específicos. “Desde fevereiro de 2019, já foram cumpridas três etapas da revisão. Agora, estamos ingressando na quarta e última que, devido à pandemia, exigiu a prorrogação de prazos”, completa o engenheiro.   

Deixe seu comentário sobre: "Com pandemia, plano diretor terá audiência pública pela internet"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.