Marcando oficialmente o lançamento em Apucarana, do Programa Mulher Segura, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná de combate à violência doméstica, foi realizada nesta quinta-feira (9), no auditório da Facnopar, um ciclo de palestras sobre o tema “Operação Vida – eixo Mulher Segura”. O evento teve a participação da deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Leandre Dal Ponte; do prefeito Junior da Femac; comandantes e equipes de toda força de segurança em Apucarana (Civil, Militar e Municipal), estudantes de Direito e de representantes de vários segmentos da sociedade.
“O que estamos fazendo em Apucarana, seguramente é algo que traz muita proteção para as mulheres e demonstra todo respeito que o Governo do Estado tem como todas as paranaenses. Esse trabalho das forças de segurança prioriza a busca pelos autores de violência, mas também disponibiliza para as mulheres muitos canais de segurança para que possam se libertar desse ciclo de violência”, afirma a secretária de Estado Leandre.
- LEIA MAIS: Propriedade de Apucarana é referência na produção de tomate orgânico
“Hoje o lançamento do Programa Mulher Segura em Apucarana é mais um passo neste sentido por trazer essa força tarefa para a cidade. Desenvolvendo principalmente o fortalecimento da rede, estadual e municipal de proteção e enfrentamento da violência contra mulher para fazer acontecer aqui onde às mulheres vivem. Nós estamos falando de política de estado, mas as mulheres vivem no município. Por isso, com estado presente, o município ativo e a comunidade participando, vamos ter mulheres protegidas e respeitadas”, afirma a secretária de estado da Mulher, Leandre Dal Ponte.
Para a delegada da Mulher, Luana Lopes, Apucarana contar com ações da Operação Mulher Segura “representa a demonstração da união que as forças de segurança tanto têm em nossa cidade. Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, prefeitura por meio da Secretaria da Mulher, todos prontamente dispostos a atender o chamado tanto da mulher como do colega de profissão. Isso faz com que esse sistema de proteção que a mulher possui se integrem cada vez mais e façam com que elas se sintam e estejam efetivamente cada vez mais protegidas.”
Destacando a importância de Apucarana passar a integrar o Programa Mulher Segura, em fortalecimento a já efetiva rede de proteção que o município possui, o prefeito Junior da Femac disse que “a primeira vitória nesta noite é dar visibilidade ao tema e a segunda é o engajamento em conjunto nesta operação e no que depender do apoio da administração municipal e desse grande time de segurança que aqui está será de grandes resultados”, disse Junior.
A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, reitera que a prefeitura está dando todo suporte necessário à Operação Mulher Segura, participando ativamente de toda a programação local que contará com palestras, panfletagem e adesivagem educativas e de conscientização, feiras de incentivo à capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, entre outras agendas de promoção da autonomia financeira e protagonismo feminino.
PALESTRANTES
Diretora Kelly Prado da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal – tema APLICATIVO PARA CHAMAMENTO DE SOCORRO, RONDAS E PRISÃO;
Secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin – tema CICLO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA;
– 3º Sargento Cedimara dos Santos e o Cabo Clóvis Pereira de Oliveira, do 10º Batalhão da Polícia Militar – tema PATRULHA MARIA DA PENHA;
– Delegada chefe da Delegacia da Mulher de Apucarana, Luana Louzada Pereira Lopes – tema COMO SE CONFIGURA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER;
– Psicólogo da Prefeitura de Apucarana Diogo Assunção Valim – tema ATENDIMENTO AOS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA COMARCA DE APUCARANA.
EVENTO TAMBÉM CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO:
Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana, tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho; Delegado Chefe da 17ª Subdivisão de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues; presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Apucarana, Márcio Marques Rei; representando a Procuradoria da Mulher de Apucarana, a vereadora Jossuela Pirelli; o vereador Rodrigo Liévore (Recife); e psicólogo da Prefeitura de Apucarana, Diogo Assunção Valim.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
OPERAÇÃO MULHER SEGURA
A Operação Mulher Segura representa um dos eixos da Operação Vida que foi deflagada em todo Estado do Paraná pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Tem como finalidade a diminuição da criminalidade, bem como prevenir e melhorar a sensação de segurança, com ações de conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O evento da noite desta quinta-feira em Apucarana, contou com a mobilização dos órgãos municipais e estaduais de Segurança Pública, com o Poder Judiciário, o Ministério Público e da Prefeitura de Apucarana, em prol do estabelecimento e do fortalecimento da rede de proteção às mulheres no município.
Deixe seu comentário sobre: "Com ciclo de palestras, Apucarana lança Programa Mulher Segura"