MAIS LIDAS
VER TODOS

ATRAVESSADORES

Cocap registra queda de 50% na coleta seletiva

O crescimento do número de coletores independentes tem prejudicado a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) que, nos últimos meses, registra queda progressiva na qualidade e na quantidade do material coletado. “Antes da pan

Da Redação

·
Cocap registra queda de 50% na coleta seletiva
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2021, 19:25:41 Editado em 30.04.2021, 19:26:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O crescimento do número de coletores independentes tem prejudicado a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) que, nos últimos meses, registra queda progressiva na qualidade e na quantidade do material coletado. “Antes da pandemia coletávamos entre 200 e 250 toneladas ao mês. Atualmente, o fechamento do mês está na metade disto, ou seja, tivemos uma queda de 50%”, confirma Antônio Roberto Nogueira, coordenador da Cocap.

continua após publicidade

Tonhão, como é conhecido, diz que a ação de coletores independentes, também chamados de atravessadores, sempre acompanhou o trabalho da Cocap. “Conhecedores do itinerário diário do caminhão oficial de coleta, antecipam-se e retiram os recicláveis de maior valor comercial. Porém, com o advento da pandemia, percebemos uma crescente no número de pessoas atuando no setor, principalmente devido ao desemprego, o que tem impactado no nosso resultado final”, conta o coordenador da Cocap.

Apesar de classificar como desleal, a cooperativa não criminaliza o trabalho, mas alerta que nem todos executam a função com responsabilidade ambiental. “Uma questão bastante preocupante, pois temos registro de ocorrências de descarte do que “não foi interessante”, em terrenos baldios, fundos de vale e em outros locais indevidos. Muitos moradores também se queixam da forma como deixam as sacolas, rasgadas e até com material lançado ao chão, após retirarem o que desejam”, pontua o coordenador da cooperativa.

continua após publicidade

Além da importância ambiental para a cidade, a Cocap é uma iniciativa de cunho social, informa Tonhão. “Temos atualmente 56 cooperados, ou seja, 56 famílias que retiram o sustento do que os nossos caminhões recolhem diariamente. Temos uma grande missão e um compromisso social com a cidade”, destaca. De acordo com ele, todos os cooperados têm recolhido mensalmente a contribuição para o INSS, recebem vale-transporte, café da manhã e da tarde, e almoço diariamente. “A queda na coleta impacta diretamente no lucro, o que prejudica o cooperado”, comenta o coordenador, assinalando que com a diminuição do trabalho, 15 cooperados concordaram em tirar férias.

A prefeitura acompanha de perto o assunto. “Estamos providenciando um “jingle” para que seja tocado pelo caminhão de coleta. Desta forma, a dona de casa ou quem mais tiver disponibilidade, poderá disponibilizar o material reciclável no horário mais próximo da coleta, evitando a ação dos atravessadores”, comenta Gentil Pereira, secretário Municipal de Meio Ambiente.

A expansão do projeto “Sacolão Retornável” também é uma ação em planejamento pelo município, relata o superintendente de Meio Ambiente, Sérgio Bobig. “Nos bairros onde a iniciativa já ocorre, verificamos um aumento substancial na quantidade e qualidade do material recolhido e estamos viabilizando recursos para expandir”, confirma Bobig. De acordo com ele, o projeto já abrange a Vila São Carlos e o Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo. “Contudo, praticamente 100% da área urbana e também os distritos de Vila Reis e Pirapó hoje são cobertos pela coleta seletiva da Cocap, que é uma prestação de serviço subsidiada com recursos municipais através de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, gerido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. “Para inibir a ação de atravessadores, que se antecipam à coleta da Cocap e retiram apenas o material reciclável mais valioso, as sacolas retornáveis trazem um alerta de que só podem ser manuseadas pelos moradores e cooperados, com a inscrição “Propriedade da Cocap – Furtos e Roubos Lei 9.279/96”, lembra Bobig.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Cocap registra queda de 50% na coleta seletiva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!