MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Cisvir levanta demanda de consultas na região para realizar mutirões

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) está realizando um levantamento junto aos 18 municípios que integram o órgão para organizar mutirões especialidades e diminuir as filas de demanda reprimida por consultas na região. Fec

Da Redação

·
Cisvir levanta demanda de consultas na região para realizar mutirões
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2020, 16:03:19 Editado em 07.10.2020, 16:03:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) está realizando um levantamento junto aos 18 municípios que integram o órgão para organizar mutirões especialidades e diminuir as filas de demanda reprimida por consultas na região. Fechado em março por conta da pandemia, o Cisvir retomou as atividades no dia 15 de junho com 30% da capacidade de atendimento e prioridade para pacientes considerados de alto risco.

continua após publicidade

Segundo a coordenadora do Cisvir Letícia Cristina Berto, desde o decreto estadual suspendendo as atividades por conta da pandemia, houve um planejamento para definir estratégias para os atendimentos. “Nos reunimos para planejar como iríamos passar por esta fase, afinal é tudo muito novo para todos. Os atendimentos para pacientes de alto risco foram mantidos e, a partir da retomada em junho, fomos aumentando nossa capacidade gradativamente. Agora, em outubro, podemos dizer que já estamos operando com 60% da nossa capacidade de atendimento”, destacou. Quanto as cirurgias eletivas, a retomada deve ser mais lenta. De acordo com a coordenadora, os atendimentos dependem das agendas dos hospitais. “Dependemos exclusivamente da disponibilidade dos centros cirúrgicos, respeitando a capacidade de atendimento de cada local, lembrando que todos os esforços neste momento estão focados no combate a pandemia. É importante ressaltar que essas cirurgias não são consideradas de urgência”, frisou Letícia. Ainda de acordo com a coordenadora, os especialistas mais procurados para consultas são da área de neurologia, vascular, endocrinologia e reumatologia. “Justamente as demandas em que temos dificuldades para encontrar profissionais, o que faz com que o tempo de espera aumente ainda mais”, pontuou. Para o mutirão, que deve ocorrer ainda neste ano, estão previstos atendimentos nas especialidades de oftalmologia, cardiologia, ortopedia, gastrenterologia e exames como ultrassom e endoscopia.

FILA DE ESPERA O mutirão de especialidades deve desafogar a demanda de pacientes na região. Municípios como Jandaia do Sul, têm hoje 2.212 pacientes aguardando por consultas com especialistas. No caso das cirurgias eletivas, a fila é de 52 pacientes. Cambira também tem uma alta demanda reprimida: são 742 pessoas que aguardam por consultas e 37 na fila por cirurgias eletivas. Em Apucarana, cerca de 200 pacientes aguardam por cirurgias através do Cisvir.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Cisvir levanta demanda de consultas na região para realizar mutirões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!