O cineasta de Apucarana (PR) Semi Salomão Neto divulgou neste domingo (02) o teaser de seu mais novo filme, que ainda está em produção. O longa intitulado "Apucarana: Cidade Oculta" é uma ficção escrita, produzida e dirigida pelo apucaranense.
“É uma ficção inspirada em fatos e pessoas reais aqui da cidade de Apucarana”, conta Salomão.
- LEIA MAIS: Filme de terror apucaranense, "A Bruxa do Cemitério" completa 20 anos
No teaser divulgado pelo cineasta nas redes sociais, é possível ver personagens como a professora Talita Bresolin e também o primeiro prefeito de Apucarana, Coronel Luiz José dos Santos.
Semi Salomão, que também atua como o personagem principal, revela alguns detalhes da sinopse.

“O meu personagem está fazendo uma pesquisa sobre a história da cidade e ele encontra o homem misterioso que dá de presente para ele uma câmera antiga. E através dessa câmera ele consegue enxergar cenas do passado da cidade, não só ver, vivenciar, interagir com as pessoas do passado”, detalha.
“Ao longo da história, ele vai descobrindo algumas pessoas. E vai descobrir uma Apucarana oculta, que essa parte eu já não posso entregar, mas tem tudo a ver com o título”, completa Semi Salomão.
O filme busca um resgate da história, traçando um paralelo com o presente, mas também traz o futurismo no seu contexto.
“Essa obra mistura o passado, o presente e vai trazer uma Apucarana do futuro também. Muitas coisas já foram feitas, o filme ainda está em fase de produção, eu estou gravando, e ele vai utilizar os recursos aprimorados de inteligência artificial”, diz.
O uso da inteligência artificial é uma das grandes novidades utilizadas neste filme.
“Pessoas que existiram na nossa cidade, como o primeiro prefeito, como a professora Talita, o padre Severino Cerutti, dentre outras personalidades. Eu consegui recriar, com uma grande fidelidade, essas pessoas como se elas fossem reais”, contou.

Semi Salomão também retrata a história de sua própria família neste filme, com os personagens Delegado Salomão, seu avó, de quem herdou o nome, e José Salomão, seu bisavó.
“Meu avô, Semi Salomão foi um pioneiro aqui da cidade, foi delegado, uma pessoa de grande importância aqui e bastante respeitado na época, até chegar a mim, Semi Salomão Neto”, revela.

O cineasta realizou uma pesquisa histórica com base em documentos e informações de familiares para desenvolver o roteiro do longa. "É uma emoção muito grande. Não conheci meu avô e bisavô em vida e consegui dar vida a eles nas telas. Acho que as pessoas vão se identificar com esses laços familiares", comenta.
Semi Salomão conta que criou um novo gênero de cinema com essa obra ainda em produção.
“É um novo estilo de filme que eu criei, chama Dococity, que é a mistura de ficção com a realidade, com toques documentais. E a previsão é o lançamento esse ano ainda”, finaliza o cineasta.







IA É PARQUE DE DIVERSÃO PARA CINEASTA
Na opinião dele, a Inteligência Artificial é uma tecnologia revolucionária e grande aliada nas produções audiovisuais. "Isso é o futuro, não tem como escapar, porque a IA está em todas as partes. Mas principalmente no audiovisual, em pouquíssimo tempo eu vi uma evolução muito grande", opina.
Além de reconstituir cenas antigas e dar vida a personagens históricos, o cineasta também criou a trilha sonora original do filme usando IA. "É um parque de diversões para um cineasta. O céu é o limite", brinca. "Claro que é uma tecnologia que todos têm acesso, mas quem sabe fazer melhor uso é quem tem conhecimento, pois existem vários tipos de Inteligência Artificial disponíveis no mercado", assinala.
Este será o 12º filme da carreira do cineasta apucaranense que tem quase 30 anos de carreira. O cineasta também é diretor, roteirista e ator. Seus últimos trabalhos foram os filmes "Um Amigo Para Silas" da diretora Zêh Carvalho, "Luzes no Campo" do diretor Miguel Junior, dentre outras produções.
SINOPSE
O filme é uma ficção inspirada em fatos reais de Apucarana. O longa segue um pesquisador que está investigando a história da cidade e recebe uma câmera mágica de presente. O equipamento tem o poder de mostrar o passado e o futuro. Quem possuir a câmera poderá interagir com pessoa e cenas.
A produção apresenta fatos históricos como o vendaval que destruiu a primeira igreja e a lenda do vulcão adormecido sob a cidade. O filme deve se lançado no fim deste ano.
Assista o primeiro teaser do filme:
Veja teaser do filme "Apucarana, Cidade Oculta" do cineasta Semi Salomão. Para ficar por dentro de todas as notícias de Apucarana e região, acesse o site TNO... TNOnline TV
Escrito por Louan Brasileiro e Cindy Santos.
Deixe seu comentário sobre: "Cineasta dá vida a personalidades de Apucarana com IA em novo filme"