MAIS LIDAS
VER TODOS

AEDES AEGYPTI

Chikungunya avança e gera alerta na saúde de Apucarana

Com primeiros pacientes diagnosticados no final de março, Apucarana soma 28 casos de chikungunya. O número é bastante superior ao total de casos dengue, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que chega a 15 registros, e preocupa a Autarqui

Da Redação

·
Chikungunya avança e gera alerta na saúde de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2021, 08:59:03 Editado em 17.04.2021, 08:59:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com primeiros pacientes diagnosticados no final de março, Apucarana soma 28 casos de chikungunya. O número é bastante superior ao total de casos dengue, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que chega a 15 registros, e preocupa a Autarquia Municipal de Saúde (AMS).

continua após publicidade

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), publicado na última terça-feira e que não contabiliza as atualizações dos últimos resultados de exames, dos 24 casos de chikungunya registrados no Estado, 17 são de Apucarana. Segundo o coordenador do setor de Combate a Endemias da AMS, Mauro de Aguiar Almeida, os casos estão concentrados na mesma região da cidade, no Núcleo da Fraternidade. “É uma comunidade muito próxima, com residências próximas umas das outras e com grande interação entre os moradores”, explica.

Ele destaca que após o surgimento dos primeiros casos, a UBS do bairro foi orientada em relação aos sintomas da doença, que são semelhantes aos da dengue, para encaminhar os pacientes suspeitos para exames. “Além dessa orientação também entramos com mutirões de eliminação de focos, além de aplicação de inseticida – estamos no quinto ciclo – o que vem reduzindo bastante o número de notificações. Atualmente aguardamos 3 ou 4 resultados apenas”, afirma, destacando que a dor intensa nas articulações é um dos sintomas que diferenciam a chikungunya da dengue.

continua após publicidade

Ele explica que o exame para dengue não detecta a chikungunya, para esse vírus é preciso um exame específico. “Como somos sede de Unidade Sentinela adotamos a testagem completa de arboviroses e foi onde detectamos o primeiro caso”, explica. Almeida também reforça a necessidade de prevenção constante para eliminação do Aedes. “Apesar de estarmos no meio da epidemia de covid não podemos baixar a guarda. É preciso que todos encontrem um tempo para uma vistoria semanal em seus quintais, vasos de plantas e outros pontos para evitar o surgimento de focos do mosquito”, destaca.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Chikungunya avança e gera alerta na saúde de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!