A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), está capacitando os horticultores inscritos no Programa Municipal de Hortas Solidárias. São 23 famílias que estão trabalhando na formação das hortas em áreas cedidas pela Copel à Prefeitura de Apucarana. Elas estão localizadas na região do Núcleo Dom Romeu, mais especificamente em área abaixo das linhas de alta tensão da Copel.
- LEIA MAIS: Horta Solidária começa a abastecer refeitório dos operários
No mês de outubro as 23 famílias realizaram um curso técnico de “manejo de horta orgânica”, ministrado pelo engenheiro agrônomo André Albanese, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sendo duas aulas teóricas e duas práticas.
As aulas práticas aconteceram na Horta Solidária do Núcleo Dom Romeu. Neste início de novembro os responsáveis por cultivar as hortas que estão sendo formadas abaixo das linhas de alta tensão passaram por nova capacitação, a cargo de um técnico de segurança da Copel.
O prefeito Junior da Femac avalia que esta é uma iniciativa de sucesso da administração municipal de Apucarana. “O Programa Municipal de Hortas Solidárias já conta com mais de 30 áreas de produção, que espalhadas em várias regiões da cidade, contribuindo para a qualidade alimentar e renda extra para centenas de famílias do município”, revela.
Ampliando ainda mais o número de unidades do programa, a inauguração das hortas solidárias formadas nas áreas cedidas pela Copel a Prefeitura de Apucarana está prevista para as próximas semanas.
A secretária da mulher, Denise Canesin, destaca que o programa tem um alcance social extraordinário. “As famílias participantes levam alimentos de qualidade para suas casas, e também podem comercializar o excedente da produção”, assinala a secretária. Ela acrescenta ainda que o programa também funciona como terapia ocupacional.
Deixe seu comentário sobre: "Cessão de áreas da Copel irá ampliar “hortas solidárias” em Apucarana"