Apucarana

Centro Social Urbano ganha horta solidária em Apucarana

Secretaria de Assistência Social tem terreno destinado ao plantio de hortifrutis para famílias assistidas pelo CREAS

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Centro Social Urbano ganha horta solidária em Apucarana
fonte: Divulgação/Prefeitura de Apucarana
Centro Social Urbano ganha horta solidária em Apucarana

A prefeitura de Apucarana comunicou nesta quinta (28) que o Programa Municipal de Hortas Solidárias acaba de preparar o terreno aos fundos do Centro Social Urbano (CSU), no Parque Bela Vista, para receber as mudas de hortifrutis na décima horta urbana da cidade.  

continua após publicidade

São 1800m2 de área e 26 canteiros em que serão produzidas hortaliças, ervas aromáticas e medicinais e também legumes.

Segundo a coordenadora do Programa de Hortas Solidárias Maura Fernandes, das outras nove hortas além do CSU, três estão iniciadas e seis já produzem. “Nosso objetivo é fornecer alimentos saudáveis e ter uma mesa com fartura. Onde tem horta tem fartura. E com a crise da pandemia, aumentou a necessidade das famílias por comida e por renda, dois problemas que as hortas ajudam a enfrentar”, disse.

continua após publicidade

Os horticultores alimentam-se e comercializam os excedentes, às quartas-feiras, das 9h às 16h, na Casa do Mel, às sextas na 'SuperSexta' Solidária no Espaço das Feiras e também porta a porta. A renda obtida vai inteiramente para eles.

Para a secretária da Mulher Denise Canesin, as hortas solidárias são um exemplo de uma boa ideia no momento certo. “No período que passamos, temos não só a necessidade de suprir alimentos e gerar renda, mas também de desempenhar uma função terapêutica. Mexer com a terra faz muito bem para o corpo e para a mente. Já temos quatro hortas em UBSs, três produzindo e uma sendo preparada. A ideia do Programa Municipal de Hortas Solidárias, que tem apoio total da gestão do prefeito Junior da Femac, é muito adequada aos pilares da economia solidária, de gerar trabalho e renda”, destacou.

Parceria

continua após publicidade

A secretária de Assistência Social Ana Paula Nazarko explicou o objetivo da horta no CSU. “As famílias atendidas pelo CREAS serão beneficiadas, assim como os adolescentes da Casa Lar. Prevemos que 26 famílias sejam atendidas no total. Com a horta, além das questões ambientais e sociais, haverá a garantia da segurança alimentar e nutricional dessas famílias e adolescentes, que vão fazer o plantio, ter os cuidados necessários a manutenção, depois colhendo, se alimentando e podendo comercializar o excedente. Ela frisou também a importância da parceria com a Secretaria da Mulher.

As informações são da Prefeitura de Apucarana

Tags relacionadas: #Apucarana