Apucarana

Centro e Parque da Raposa são visualizados pela internet

Centro e Parque da Raposa são visualizados pela internet

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Centro e Parque da Raposa são visualizados pela internet
fonte: TN Online
Centro e Parque da Raposa são visualizados pela internet

A prefeitura de Apucarana acaba de expandir de um para três, os pontos turísticos da cidade que podem ser visualizados pela internet em tempo real. A primeira câmera de monitoramento que permite esse acesso foi instalada há pouco mais de um mês no painel turístico “Eu amo Apucarana” na barragem do lago do Parque Municipal Jaboti. Agora a novidade foi levada para a área central da cidade e o Parque da Raposa.

continua após publicidade

O sistema é aberto à população e pode ser visualizado em todo o mundo, 24 horas por dia, através de um dispositivo ligado à internet por intermédio do site http://www.visiteapucarana.com.br. Na área central, a câmera está instalada na Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo) na esquina com a Rua Miguel Simião dando um panorama da Avenida Curitiba com destaque para a Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

Já no Parque da Raposa, o equipamento mostra parte do estacionamento e do lago, o Parque Infantil, quiosques, com uma visão rural ao fundo.

continua após publicidade

As câmeras que transmitem imagens 24 horas do local, para que os apucaranenses que estão longe da cidade possam matar a saudade com imagens em tempo real de pontos estratégicos da cidade, da beleza natural, e da movimentação das ruas e comércio. O superintendente do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), André Gustavo dos Santos Burin, relata que a câmera de monitoramento sobre o painel turístico do Jaboti, na área central e no Parque da Raposa fazem parte de um projeto pensado pela administração municipal e que deve se expandir para outros pontos.

“O objetivo é apresentar em tempo real, pela internet, o que Apucarana tem de melhor. Além das belezas naturais, também deveremos instalar câmeras em outros parques naturais, no acesso à cidade, em locais estratégicos da área central”, informa Burin.

O serviço disponibiliza imagens em qualidade high definition (HD) e, apesar de não ser o foco principal da ação, o sistema de câmeras com imagens em tempo real também serve como ponto de vigilância. No caso do Parque Municipal Jaboti e Parque da Raposa, colaboram para inibir atos de vandalismo ao patrimônio e outros delitos, como perturbação do sossego com uso de som automotivo e despejo de lixo.

Desde que a câmera no painel “Eu amo Apucarana” foi instalada, no dia 15 de julho, o número de acessos para visualizar esse ponto turístico do Lago Jaboti, já passou de 7 mil.