MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Central da dengue atendeu mais de 700 pessoas no Carnaval

Procura aumentou até 5% em comparação com a semana passada

Da Redação

·
Central da Dengue funciona no Complexo Esportivo Lagoão
Icone Camera Foto por Lis Kato/TNonline
Central da Dengue funciona no Complexo Esportivo Lagoão
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2024, 15:58:56 Editado em 14.02.2024, 16:11:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 700 pessoas com dengue ou com suspeita da doença buscaram atendimento na Central da Dengue de Apucarana (PR) durante o Carnaval. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (14) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) que identificou um aumento de até 5% na procura em comparação com a semana passada. A alta é justificada pois outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam fechadas no período.

continua após publicidade

Foram 368 pacientes na segunda-feira (12) e 347 na terça-feira (13), totalizando 715 pessoas que procuraram o serviço, seja com suspeita ou para dar sequência ao tratamento contra a doença.

- LEIA MAIS: Em um mês, internamentos por dengue crescem 433% no "Providência"

continua após publicidade

Entre os pacientes com suspeita da doença está Beronice Benedito Farias, 57 anos, que passou mal e procurou a central. “Estou com sintomas desde domingo quando acordei com dores no corpo. Após o almoço tive vômito e à noite tive febre”, conta. De acordo com ela, o marido e a filha também testaram positivo para a doença.

Segundo o superintendente da Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente, informa a central tornou-se um apoio fundamental para desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - que voltaram a funcionar nesta quarta-feira - bem como a UBS Bolívar Pavão, referência no atendimento contra a dengue e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que além dos casos de dengue concentram outras demandas.

“Houve um aumento percentual de 3% a 5% em relação aos números dos mesmos dias da semana passada, talvez porque os outros ambientes estavam fechados nesta semana”, explica.

continua após publicidade
Central da dengue atendeu mais de 700 pessoas no Carnaval
Icone Camera Foto por Lis Kato/TNonline
Ao mesmo tempo que o poder público está desempenhando seu papel, o médico reforça a necessidade de a sociedade fazer sua parte e combater os focos do mosquito. Ele observa que a chuva registrada na madrugada desta quarta (14) e o calor subsequente criam o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para que olhemos nossos quintais para eliminar focos e evitar que se tornem criadouros. Só vamos conseguir vencer o ciclo da dengue a partir do momento que vencermos o mosquito vetor da doença”, convoca.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Instalada no Ginásio de Esportes Lagoão, a Central da Dengue funciona das 8h às 22h. Outras unidades também atendem pacientes com dengue como a UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, que é referência neste tipo de atendimento, e as demais UBSs da cidade que podem atender pacientes com sintomas leves da doença.

continua após publicidade

“Quem tem sintomas leves pode procurar inicialmente sua própria unidade, se houver necessidade será encaminhado para outro serviço”, orienta o médico.

Assista:

Aproveite vídeos e músicas que você ama, envie e compartilhe conteúdo original com amigos, parentes e o mundo no YouTube.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Central da dengue atendeu mais de 700 pessoas no Carnaval"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!