Apucarana

Católicos de Apucarana rezam pela paz na Ucrânia

Santa missa foi realizada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes

Da Redação ·

Fiéis da igreja católica, entre eles membros da colônia ucraniana e o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, participaram na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na noite desta quinta-feira (3), de uma santa missa em intenção pela volta da paz na Ucrânia e região. “Desde a semana passada, o início da guerra geopolítica entre a Rússia e a Ucrânia tem colocado em alerta todo o mundo nos últimos dias. Com fé clamamos pela proteção da vida dos ucranianos e pelo restabelecimento da paz em todo o território em conflito”, disse o prefeito Júnior da Femac que, como chefe do Executivo Municipal, já colocou a cidade à disposição da embaixada ucraniana no país para prestar todo tipo de auxílio humanitário necessário, bem como refúgio a cidadãos em fuga.

continua após publicidade

“O único caminho para a paz é o diálogo. Externo meu carinho a toda a colônia ucraniana em Apucarana, e as orações para que esses conflitos cessem logo. Um povo com uma cultura maravilhosa. Milhares de descendentes e imigrantes ucranianos que constroem Apucarana, o Paraná e o Brasil todos os dias, merecem todo nosso apoio e respeito neste momento”, concluiu o prefeito de Apucarana.

A santa missa foi presidida pelo padre José Hadada, da Igreja Ucraniana Divino Espírito Santo e concelebrada por padres da diocese e pelo próprio bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira. “A celebração, realizada na Divina Liturgia no rito greco-católico ucraniano, teve por objetivo fomentar a unidade com a comunidade ucraniana do norte do Paraná, representada na diocese pela paróquia Divino Espírito Santo. Na pessoa do Pe. Hadada manifestamos nossa estima ao eparca, Dom Meron Mazur, às irmãs ucranianas servas de Maria Imaculada, bem como a todos os fiéis ortodoxos da região”, diz trecho de nota divulgada pela Diocese de Apucarana à sociedade católica de Apucarana.