MAIS LIDAS
VER TODOS

REVITALIZAÇÃO

Catedral Nossa Senhora de Lourdes será reformada; assista

Projeto prevê pintura e reparos externos da igreja matriz de Apucarana, além de melhorias na acessibilidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.05.2022, 15:06:34 Editado em 31.05.2022, 16:36:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, irá passar por uma nova revitalização. A Igreja Católica iniciou a divulgação de uma campanha de arrecadação de recursos visando realizar algumas melhorias na igreja, que incluem obras de acessibilidade e também uma nova pintura externa.

continua após publicidade

O padre José Roberto Rezende, cura da Catedral, explica que não haverá nenhuma mudança no projeto original. Segundo ele, a revitalização consistirá na conservação e nos reparos de desgastes naturais provocados pelo tempo.

Cartão-postal de Apucarana, a Catedral começou a ser construída em 1950. Com estilo barroco, a igreja localizada na Praça Rui Barbosa temo como destaque a imagem de Nossa Senhora de Lourdes no topo de sua torre principal. Na fachada frontal, outro diferencial são as esculturas de São Pedro e São Paulo.

continua após publicidade

“Revitalização significa colocarmos em uso, é conservamos aquilo que existe. A Catedral é um cartão-postal da cidade, um importante monumento, mas também um lugar de fé, um lugar sagrado, que os nossos pioneiros escolheram. Foi nessa praça que a primeira missa foi realizada em Apucarana”, cita o padre Rezende.

O cura da Catedral lembra que o projeto arquitetônico foi elaborado pelo pintor e arquiteto Eugênio de Proença Sigaud, irmão do bispo diocesano Dom Geraldo de Proença Sigaud, de Jacarezinho. A planta foi apresentada em 8 de janeiro de 1949, mas a obra começou apenas em 12 de outubro de 1950.

O atraso decorreu de uma polêmica envolvendo a localização da fachada. Alguns pioneiros foram contrários ao projeto arquitetônico, que previa a frente para saída de Maringá. Muitos moradores da época defendiam que a igreja fosse voltada em direção à saída para Londrina, da mesma forma do que as duas primeiras igrejas de madeira construídas na Praça Palmas (depois foi renomeada de Praça Rui Barbosa).

continua após publicidade

Ao longo dos anos, a igreja passou por inúmeras transformações e melhorias. Em 1962, foram instalados os icônicos relógios e, em 1963, os sinos.

A reforma começará pela parte externa. “Vamos fazer alguns reparos necessários e depois realizar a pintura. A intenção também é promover melhorias na questão da iluminação”, explica o padre.

Ele também afirma que serão feitas melhorias na cripta, visando ampliar o seu uso e facilitar a visitação. No local, foi sepultado em 2010 Dom Domingos Gabriel Wisniewski, o segundo bispo da Diocese de Apucarana. O padre Rezende também cita que o projeto prevê obras de acessibilidade. O acesso, pelas escadarias principais, irá atender também as pessoas com necessidades especiais.

continua após publicidade

Ele ainda não tem um valor previsto para a obra, mas espera contar com apoio da comunidade para financiar a revitalização. “Estamos na fase de levantamento dos projetos. Mais uma vez, assim como foi na época da construção, vamos conclamar os fiéis para que ajudem”, disse, fazendo referência à construção da igreja, que contou com apoio dos pioneiros.

Segundo Rezende, o objetivo é iniciar a obra em junho, com conclusão em dezembro. “Estamos, nesse primeiro momento, falando sobre o projeto de revitalização. Depois, vamos lançar uma campanha para que a comunidade possa participar financeiramente”, conclui o padre. VEJA:

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Catedral Nossa Senhora de Lourdes será reformada; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!