MAIS LIDAS
VER TODOS

Novo endereço

Catedral inicia transferência de imagem de Nossa Senhora de Lourdes

Monumento começou a ser construído no "triângulo" existente entre a Avenida Curitiba e a Rua Professor João Cândido Ferreira, no centro da cidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2024, 15:32:42 Editado em 05.02.2024, 15:32:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Catedral de Apucarana iniciou a instalação da imagem de Nossa Senhora de Lourdes no "triângulo" existente entre a Avenida Curitiba e a Rua Professor João Cândido Ferreira, no centro da cidade. A escultura é de 1958 e estava instalada em um nicho entre o Salão Comunitário e a igreja matriz. A imagem foi retirada em abril do ano passado e está instalada atualmente de forma provisória aos fundos da Catedral.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Romaria de Nossa Senhora de Lourdes reúne milhares de católicos em Apucarana

Segundo o padre Marcos Donizete Bertanha, cura da Catedral, o objetivo é inaugurar o monumento no próximo domingo, dia 11, quando é o comemorado o Dia da Padroeira. Se tudo correr como previsto, a entrega ocorrerá durante a procissão luminosa marcada para após a missa, prevista para começar às 19h30. “A ideia é fazer uma parada no local, quando o bispo Dom Carlos José de Oliveira irá realizar uma bênção”, explica o padre.

continua após publicidade

A imagem ficará ao contrário da santa existente atualmente no topo da Catedral, voltada para a Avenida Curitiba, no sentido bairro-centro. “Teremos dois monumentos de devoção à Nossa Senhora de Lourdes: um estará no topo da Catedral e pode ser avistado por aquelas pessoas que vêm da região de Maringá, e agora outro em posição contrária, podendo ser visto por quem vem da região de Londrina”, explica o cura.

Ele assinala que a mudança de local da santa visa dar maior visibilidade à imagem, que foi instalada na parte dos fundos da Catedral. “Com a construção do Centro Comunitário, a santa ficou sem tanta visibilidade. Por isso, o bispo Dom Carlos decidiu pela mudança”.

 Veja como ficará o monumento depois de pronto
Foto por Divulgação
Veja como ficará o monumento depois de pronto
continua após publicidade

A imagem foi retirada em abril do ano passado e colocada provisoriamente junto a uma árvore aos fundos da Catedral. A imagem passou por uma limpeza e pintura, e agora está sendo transferida. A empresa Pietá, de Londrina, foi contratada para realizar o trabalho.

“A Nossa Senhora de Lourdes é Padroeira de Apucarana, que é a igreja mãe da Diocese, e também é Padroeira da Diocese. A nossa intenção é espalhar a devoção à Nossa Senhora de Lourdes”, acrescenta o padre.

A IMAGEM

continua após publicidade
 Santa está atualmente nos fundos da Catedral
Foto por TNOnline
Santa está atualmente nos fundos da Catedral

A imagem tem 3,5 metros de altura e pesa 2,4 mil kg. Foi colocada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes em18 de março de 1958, segundo informações da Diocese. Desde a semana passada, a empresa contratada trabalha nas obras de fundação. Nessa segunda-feira (5), começou a construção da base e da estrutura de três metros onde a imagem será colocada, com a utilização de um guindaste. O trabalho deve ser realizado durante a semana para ser concluído até domingo, Dia da Padroeira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Catedral inicia transferência de imagem de Nossa Senhora de Lourdes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!