MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE PÚBLICA

Catedral do PR vai usar ondas eletromagnéticas para espantar pombos

Sistema começou a ser instalado nesta semana para tentar resolver um problema histórico na igreja; saiba como funciona

Da Redação

·
Trabalhadores instalam dispositivo na Catedral
Icone Camera Foto por TNOnline
Trabalhadores instalam dispositivo na Catedral
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2023, 15:17:03 Editado em 22.08.2023, 07:57:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, no Norte do Paraná, iniciou nesta semana a instalação de um sistema para espantar os pombos. O dispositivo usa ondas eletromagnéticas para afugentar as aves da igreja, na Praça Rui Barbosa. Vídeo abaixo mostra como funciona

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Região tem mais de 80 alunos com altas habilidades; entenda

Funcionária da Catedral de Apucarana, Adenilde Alves de Lima explica que o problema dos pombos é antigo. Além dos riscos à saúde pública, a presença das aves também vem prejudicando a nova pintura da igreja, que acabou de ser concluída.

continua após publicidade

Por isso, a Mitra decidiu pela contratação de uma empresa de Londrina especializada nesse tipo de sistema "antipombos", que já realizou serviços similares em outros locais com resultados positivos.

“É um problema que tem há anos na Catedral e agora houve a decisão de buscar uma solução efetiva”, diz Adenilde. Ela destaca que a tecnologia não sacrifica os pombos, mas apenas afasta essas aves da Catedral.

Proprietário da empresa contratada pela Catedral, Cleuton de Araújo explica que o dispositivo consegue afastar o pombo do local com a propagação de uma onda eletromagnética, que forma uma espécie de “escudo”.

continua após publicidade

Segundo ele, os pombos têm sensores capazes de perceber o campo magnético da Terra e o sistema consegue atuar para deixá-los desconfortáveis. “O pombo sente a presença dessas ondas no bico e se afasta”, explica. Esse campo magnético, segundo ele, se chama “magnetita”.

O sistema é composto de um fio flat inoxidável e capacitores instalados em todo perímetro da igreja. O sistema é comandado por uma central eletromagnética.

“Não faz barulho nenhum e também não há a necessidade de o pombo tocar nesse fio. As aves são repelidas”, diz Araújo, afirmando que o sistema tem registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

continua após publicidade

A instalação deve ser concluída dentro de 15 dias.

Sistema usa ondas eletromagnéticas para afugentar as aves tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Catedral do PR vai usar ondas eletromagnéticas para espantar pombos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!