A 16ª Regional de Saúde de Apucarana teve uma queda muito significativa de casos de dengue, no boletim semanal divulgado nesta terça-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Até a 23ª semana deste novo ciclo da dengue, a área da 16ª RS fechou com o registro de 4.531 casos confirmados e três óbitos. O número total de casos teve uma queda de 87%.
- LEIA MAIS: Apucaranense morre aos 40 anos no hospital com suspeita de dengue
Entre 9 de janeiro e 11 de junho do ano passado foram registrados na regional 34.377 casos de dengue. Até o início deste ano, a Sesa adotava ano ciclo epidemiológico entre julho de um ano e agosto do ano subsequente.
Em relação aos óbitos decorrentes da doença, a redução foi mais significativa. Foram 37 óbitos no ano anterior, contra 3 registrados neste ano, queda de 92%, também contabilizando o período de janeiro a junho do ano passado.
O diretor da RS, Lucas Leugi, comemorou o resultado, agradecendo o empenho de todos os municípios da área de abrangência de Apucarana. “É importante lembrar que, em 2024, só o Município de Apucarana registrou mais de 16 mil casos de dengue”, citou.
Leugi disse que o resultado positivo é consequência do trabalho da 16 RSª e das secretarias de saúde dos 17 municípios da região. “Conseguimos ampliar a conscientização e participação da população nas ações efetivas de prevenção para eliminar os focos do mosquito da dengue”, avaliou Lucas Leugi, acrescentando ainda que nas última semanas a mudança climática também contribuiu para a redução de casos.
CASOS DA REGIÃO
Os municípios com o maior número de casos confirmados de dengue no ano epidemiológico vigente são Apucarana (1.722), Arapongas (1.293), Grandes Rios (158), Sabáudia (134), Marilândia do Sul (133) e Bom Sucesso (113). Clique aqui e confira o boletim completo divulgado nesta terça-feira (10).
Deixe seu comentário sobre: "Casos de dengue caem 87% na 16ª Regional de Saúde de Apucarana"