MAIS LIDAS
VER TODOS

EM APUCARANA

Casos de covid-19 em Apucarana dispararam em dezembro

Mais de 1. 500 pessoas testaram positivo para a doença no último mês de 2022, número sete vezes maior do que os 213 casos registrados em novembro

Da Redação

·
Dezembro também superou o mês anterior com o registro de quatro mortes
Icone Camera Foto por Pixabay- ilustração
Dezembro também superou o mês anterior com o registro de quatro mortes
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2023, 16:27:04 Editado em 05.01.2023, 16:26:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os casos de covid-19 em Apucarana dispararam em dezembro. De acordo com informações extraídas dos boletins da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), 1.525 pessoas testaram positivo para a doença no último mês de 2022, número sete vezes maior do que os 213 casos registrados em novembro, um aumento de 615%.

continua após publicidade

Dezembro também superou o mês anterior com o registro de quatro mortes. O crescimento importante, segundo a AMS, é reflexo das festas de fim de ano e da falta da dose de reforço da vacina. A expectativa é que o índice volte a cair em janeiro, que até ontem, contabilizava 68 confirmações da doença. No total, Apucarana soma 40.353 casos positivados e 563 óbitos desde o início da pandemia.

Conforme o coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho, o vírus da covid tem apresentado variações na quantidade de casos, passando por períodos de baixa e de alta. E mesmo nos períodos com aumento significativo de ocorrências, ele afirma que a maior parte não apresentou gravidade. Como exemplo ele cita o surto de coronavírus no Lar São Vicente de Paulo, em 14 de dezembro, com 49 internos e 9 trabalhadores positivados, e nenhum caso evoluiu com gravidade.

continua após publicidade

Um dos grandes obstáculos no enfrentamento da doença continua sendo a imunização da população. A baixa procura preocupa autoridades que orientam o uso de máscara para pessoas com comorbidades. “As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem continuar usando máscara ao frequentar estabelecimentos ou órgãos públicos com aglomeração de pessoas. E quem não terminou o esquema de vacinação precisa dar continuidade, isso é muito importante”, assinala.

Dados do vacinômetro disponibilizado no site do município apontam que até 122.516 pessoas com idade acima de 5 anos foram imunizadas com a 1ª dose ou dose única da vacina, 112.124 pessoas vacinadas com a 2ª dose ou dose única e 95.368 com a dose de reforço e dose adicional. Já o vacinômetro do Ministério da Saúde revela que apenas 30.121 pessoas tomaram a 2ª dose de reforço, também conhecida como quarta dose.

Por Cindy Santos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Casos de covid-19 em Apucarana dispararam em dezembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!