MAIS LIDAS
VER TODOS

ASSUNTO DA SEMANA

Caso Larissa Manoela: filhos podem pedir prestação de contas

Advogados explicam que questões patrimoniais e pedidos de indenização por abandono afetivo não são incomuns na Justiça na relação entre pais e filhos

Da Redação

·
Larissal Manoela e a mãe: polêmica
Icone Camera Foto por (foto: reprodução/facebook)
Larissal Manoela e a mãe: polêmica
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2023, 13:51:53 Editado em 18.08.2023, 21:12:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O caso da atriz e cantora Larissa Manoela repercute em todo país desde a revelação de que a artista abriu mão de um patrimônio de R$ 18 milhões para evitar uma briga judicial com os pais, que administravam a sua carreira e também as suas finanças. Advogados de Apucarana (PR) explicam que os filhos têm direito, após a maioridade, de pedir prestação de contas do patrimônio em caso de suspeitas de algum prejuízo. Eles observam ainda que há um aumento na procura pela Justiça para resolver questões familiares e patrimoniais, inclusive com pedidos de indenização.

continua após publicidade

A artista começou a trabalhar aos quatro anos de idade e já acumula 18 anos de carreira. Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, ela afirmou que só tinha 2% de participação na empresa criada por seus pais para gerenciamento de seus contratos de trabalho e que, mesmo depois da maioridade, precisava pedir dinheiro para pagar contas de valores baixos, como idas para praia.

-LEIA MAIS: Marcas famosas deixam pais de Larissa Manoela em prol da atriz

continua após publicidade

A advogada Fabiana Gonçalves, de Apucarana (PR), explica que a gestão patrimonial dos menores está definida no Código Civil. O artigo 1.689 aponta que pai e mãe têm direito ao usufruto e administração de bens de filhos menores. Já o artigo 1.693 define que as administrações dos bens dos filhos menores são de responsabilidade dos pais.

“Exemplo: todo fruto e rendimento desse patrimônio é também de direito dos pais. Se o menor tem um imóvel e, este gera renda, pode ser usado para pagar as dívidas do referido imóvel e para ser usado pelos pais como bem entenderem. Todo fruto e rendimento deste patrimônio é, inclusive, dos pais”, explica.

No entanto, a lei também prevê a prestação de contas, que pode ser solicitada pelos filhos sobre o patrimônio dos pais. A advogada explica que a gestão patrimonial cessa quando o filho atinge a maioridade e, até completar 18 anos, os pais não têm a necessidade de prestar constas de como administram o dinheiro.

continua após publicidade

“No caso de Larissa Manoela, para exigir a prestação de contas de seu patrimônio administrado por seus pais, a atriz precisa apresentar indícios de que houve má administração para promover uma demanda judicial contenciosa, alegando ter sido vítima dos laços de confiança entre pais e filha. De um modo geral, se os pais apresentam condutas que violam e contrariam os direitos das crianças, eles podem ser destituídos da gestão patrimonial dos filhos”, completa.

A apucaranense observa, no entanto, que desconhece casos semelhantes ao da atriz em Apucarana. Fabiana assinala que as ações mais comuns perante à Vara de Família, que envolvem relações entre pais e filhos, são as patrimoniais e existenciais relacionados às famílias. “A exemplo, a obrigação alimentar (pensão alimentícia), guarda dos filhos e período de convivência com o genitor que não detém a custódia física do filho (visitas)”, cinta.

Entretanto, nos últimos anos, ela cita aumento das demandas relacionadas à alienação parental, adoção socioafetiva, investigação de paternidade, indenização por abandono afetivo e um aumento sobre demandas pela justiça de questões banais do cotidiano, como por exemplo disputas para saber em qual escola o filho irá estudar.

continua após publicidade

As disputas por herança são rotineiras. “Quando não há concordância entre os herdeiros, as demandas precisam ser judicializadas, não sendo possível, nestes casos, resolver extrajudicialmente a herança ou a administração do patrimônio”, comenta. A advogada assinala que isso não acontece somente com grandes fortunas. “Brigas entre herdeiros ocorrem tanto quanto envolve vultosos patrimônios quanto de baixo valor venal”, pontua.

O advogado Aluísio Ferreira, de Apucarana, também destaca a previsão legal, no Código de Processo Civil, da prestação de contas. "O filho tem todo o direito de pedir a prestação de contas do que foi feito com o dinheiro dele. Tem todo o direito de resolver essa situação, sim", pontua.

continua após publicidade

Ele cita também pedidos de indenização de filhos por abandono afetivo. "O pai não tem a obrigação de amar o filho, mas tem obrigação de sustento. Então, o pai simplesmente vira as costas para o filho, nunca ajuda em nada. Já tive situação onde o filho entrou contra o pai com ação, pedindo uma indenização por dano moral decorrente do abandono afetivo, por não ter dado afeto a esse filho nas situações mínimas da vida, como, por exemplo, não ter participado de educação, não ter participado das reuniões da escola, não ter dado o mínimo acompanhamento a título de orientação para essa pessoa. Então tudo isso aí se reverteu em danos morais", revela.

O advogado Maurício Baldassare, que também atua na área em Apucarana, afirma que casos similares ao da atriz Larissa Manoela são muito raros na região, já que o trabalho infantil é proibido por lei, com a exceção do trabalho artístico, ainda com autorização judicial. Ele assinala, no entanto, que não são incomuns disputas judiciais entre pais e filhos envolvendo patrimônio e também pedidos de indenização por falta de afeto e criação.

Baldassare também destaca a questão da prestação de contas, que pode ser solicitada no período de dez anos após o filho completar 18 anos de idade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Caso Larissa Manoela: filhos podem pedir prestação de contas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!