MAIS LIDAS
VER TODOS

RECONHECIMENTO

Capital nacional do boné, Apucarana concentra 2,2 mil empresas do segmento

Quem chega em Apucarana, no Vale do Ivaí, é recepcionado por um boné gigante – é o sinal de que o visitante está entrando na capital brasileira do boné. Basta dar uma volta pelo município para comprovar a vocação local. Até os pontos de ônibus são no mesm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2020, 09:49:23 Editado em 20.10.2020, 10:22:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quem chega em Apucarana, no Vale do Ivaí, é recepcionado por um boné gigante – é o sinal de que o visitante está entrando na capital brasileira do boné. Basta dar uma volta pelo município para comprovar a vocação local. Até os pontos de ônibus são no mesmo formato do simpático acessório. O segmento é mais um a integrar o programa Feito no Paraná, criado pelo Governo do Estado para dar visibilidade e valorizar empresas e produtos paranaenses.

continua após publicidade

O título de Capital Nacional do Boné foi conquistado em 2010, referendado pela Lei Federal nº 2.793/08. E a cidade faz jus ao reconhecimento. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), mensalmente são confeccionados nada menos que cerca de 4 milhões de bonés, metade da produção nacional.

A vocação local começou a despontar em meados da década de 1970, com a produção de bandanas e bonés, comercializados sobretudo no litoral do Paraná. Hoje, são cerca de 2,2 mil empresas que geram cerca de 10 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

continua após publicidade

De acordo com a presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, atualmente a produção do município está mais diversificada e as empresas, além dos bonés, fabricam camisetas, bolsas e todo tipo de material têxtil promocional.

A empresa que ela preside, a B2, começou há 28 anos com prestação de serviços de serigrafia. O negócio foi crescendo e hoje se especializou na linha de licitações governamentais, confeccionando uniformes escolares e materiais promocionais, entre outros. “Produzimos cerca de 500 mil peças por mês. Para isso, temos uma fábrica com 70 colaboradores e terceirizamos boa parte da produção, chegando a gerar até 500 empregos indiretos”.

FASHION - A Blue Ocean é outra empresa instalada em Apucarana e especializada na confecção desse acessório que não pode faltar no guarda-roupa de muita gente. Ela nasceu em 1982 e até 1999 fazia roupas em geral. “Por uma demanda dos próprios clientes começamos a produzir bonés como assessório de moda. Hoje, só fabricamos este tipo de produto”, conta o diretor administrativo, Adeli Garcia Junior.

continua após publicidade

Além de fabricar para sua marca própria, a Super Cap, a empresa é licenciada para produção de bonés de diversas marcas como Colcci, Cavalera, Coca Cola, Elus e Forum – ao todo são 12. “A qualidade dos produtos feitos em Apucarana não deixa nada a desejar a nenhum boné produzido no mundo. A cidade se tornou um polo de produção com muita qualidade”, afirma o diretor administrativo.

Ao se especializar no ramo, o empresário identificou dificuldades para encontrar aviamentos, tecidos e até equipamentos de qualidade para a produção. “Começamos a importar isso e foi assim que surgiu a segunda empresa do grupo, a Lolla Soluções, que atualmente fornece para toda a indústria boneleira do País”.

Durante a pandemia, a empresa reverteu sua linha de produção para costurar máscaras e jalecos. O negócio deu tão certo que foi criada mais uma empresa especializada na confecção de materiais médicos e odontológicos. “Fornecemos para todo o Brasil e estamos, inclusive, participando de licitações públicas para fornecer este tipo de suprimento”, afirma. O grupo conta com 260 funcionários e toda a produção é verticalizada.

continua após publicidade
Capital nacional do boné, Apucarana concentra 2,2 mil empresas do segmento
Foto por Reprodução
continua após publicidade
Capital nacional do boné, Apucarana concentra 2,2 mil empresas do segmento
Foto por Reprodução


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Capital nacional do boné, Apucarana concentra 2,2 mil empresas do segmento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!