MAIS LIDAS
VER TODOS

Setembro Amarelo

Campanha abre espaço para prevenção do suicídio em Apucarana

Quarenta e seis pessoas perderam a vida no ano passado vítimas de suicídio na região. O número de vítimas na área da 16 Regional de Saúde (RS) de Apucarana ultrapassa com folga as perdas por homicídios – foram 33 assassinatos – e acende o alerta para maio

Da Redação

·
Campanha abre espaço para prevenção do suicídio em Apucarana
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2020, 11:34:05 Editado em 23.09.2020, 11:34:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quarenta e seis pessoas perderam a vida no ano passado vítimas de suicídio na região. O número de vítimas na área da 16 Regional de Saúde (RS) de Apucarana ultrapassa com folga as perdas por homicídios – foram 33 assassinatos – e acende o alerta para maior necessidade de ações preventivas. Esse é mote da campanha “Setembro Amarelo”, realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

continua após publicidade

Dos 16 municípios da área da regional, nove registraram suicídios no ano passado. Neste ano, sete municípios já somam 24 mortes. Os dados são alarmantes e reforçam que o suicídio é um assunto que deve ser dialogado nas famílias. A psiquiatra Priscilla Maistro, de Apucarana, diz que o suicídio sempre esteve presente ao longo da história da humanidade, além de ser um comportamento complexo e multifatorial, resultando da interação de fatores psicológicos e biológicos, genéticos, culturais. “O ato deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo. É a consequência final de um processo”, ressalta.

A psiquiatra diz que o reconhecimento dos fatores de risco para o suicídio é fundamental para ajudar o profissional da saúde a determinar os pacientes em risco e estabelecer estratégias de prevenção. “Sabemos que pacientes que já tentaram têm mais chances de uma nova tentativa, assim como a presença de um transtorno mental como a depressão, principalmente se não tratada. Os pacientes com sentimentos de desesperança, desamparo, desespero, além de comportamentos impulsivos, são fatores de risco”, reforça.

continua após publicidade

A pandemia, reforça a médica, que trouxe complicadores como isolamento social, medo, desemprego e todas as restrições com a nova rotina, tem provocado um aumento do diagnóstico de novos quadros psiquiátricos e agravamento dos casos pré-existentes. “Sabemos que a maioria das pessoas que tenta suicídio possui um diagnóstico de algum transtorno mental, portanto é possível sim que o efeito da pandemia nos traga um aumento do adoecimento mental e inclusive dos casos”, esclarece.

O pensamento suicida, de acordo com Priscilla, é o sinal de alerta para buscar ajuda com urgência. “O suicídio é uma emergência médica, séria e muito grave. Se alguém pensa em suicídio, precisa informar seus familiares e amigos sobre esses pensamentos, e todos então devem agir e garantir que essa pessoa imediatamente receba tratamento e suporte de uma equipe de saúde mental, seja no Pronto Socorro, nas UBS, UPA, CAPS, Ambulatórios de Saúde Mental e Psiquiatria”, complementa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Campanha abre espaço para prevenção do suicídio em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!