MAIS LIDAS
VER TODOS

Promatur

“Caminhada do Bilote” reúne mais de 500 praticantes em Apucarana

A atividade reuniu praticantes de 12 municípios e movimentou a cena rural na região, bastante tradicional

Da Redação

·
A caminhada foi realizada nesse domingo (27)
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
A caminhada foi realizada nesse domingo (27)
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.08.2023, 17:35:45 Editado em 28.08.2023, 17:35:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Roteiro credenciado ao projeto Caminhadas da Natureza do Governo do Paraná e integrante do calendário turístico de Apucarana, a Caminhada Rural do Bilote, realizada no domingo (27/08), contou com 516 pessoas.

continua após publicidade

Organizada pela Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), a atividade reuniu praticantes de 12 municípios e movimentou a cena rural na região, bastante tradicional por ser um dos locais de fixação de imigrantes ucranianos. “Foi um percurso de 14 quilômetros, considerado de esforço físico significativo, onde os adeptos deste esporte puderam contemplar as belezas da região rural e também confraternizar”, destaca professora Maria Agar, secretária da Promatur.

Ela conta que a concentração dos participantes ocorreu na Praça Valmor Santos Giavarina/Praça do Prédio da Onça, onde de ônibus foram conduzidos até o início da caminhada, na Estância Osvaldo Kussmaul. “Após um café da manhã, por adesão, seguiram para a caminhada. Além das belezas naturais da região, um dos destaques foi a passagem pela Igreja Ucraniana do KM 10”, frisa a secretária.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Feira de Noivas e Festas supera expectativa de empresários

Presente no evento, o prefeito Júnior da Femac cumprimentou a todos os praticantes no encerramento da atividade. “A caminhada da comunidade rural do Bilote é tradicional e bastante aguardada. Assim como ocorre em todas as caminhadas rurais promovidas pela prefeitura, temos grande presença de famílias. São avós, pais, filhos e netos de Apucarana e de vários municípios da região, que se unem para vivenciar o turismo rural em nossa cidade, desfrutando das belezas naturais e da estrutura de nossos empreendimentos turísticos”, acentua o prefeito.

Organizada pela Promatur, a edição do Bilote teve parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Ecobooking, Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas) e Federação Internacional dos Esportes Populares.

continua após publicidade

“Contamos ainda com apoio operacional de várias secretarias municipais. A de “Serviços Públicos” esteve presente desde o início da definição do trajeto, revisando as condições das estradas e pontes. A “Saúde” deu suporte com ambulância e profissionais, a “Educação” cedeu os ônibus e, a “Guarda Civil Municipal (GCM)”, garantiu a segurança do evento. Nesta edição, destaque para a ‘Secretaria da Mulher e Assuntos da Família”, presente com a Feira da Economia Solidária, e da “Agricultura”, com a Feira da Agricultura Familiar e venda de mercadorias produzidas por proprietários rurais da daquela região”, enalteceu Andréia Patrícia Rinaldo, superintendente da Promatur.

Segundo ela, ao longo do trajeto de 14 quilômetros os participantes tiveram apoio com frutas e água em vários pontos, além de banheiros químicos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "“Caminhada do Bilote” reúne mais de 500 praticantes em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!