MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Câmara Municipal aprova LDO para 2026 em primeira sessão

Ao todo, foram 32 emendas ao projeto de lei que define as diretrizes orçamentárias para o próximo ano

Da Redação

·
Durante a realização da sessão extraordinária, o presidente Danylo Acioli também confirmou que o legislativo local vai contar com apoio da tecnologia de Inteligência Artificial (IA)
Icone Camera Foto por Gabriela Jacuboski
Durante a realização da sessão extraordinária, o presidente Danylo Acioli também confirmou que o legislativo local vai contar com apoio da tecnologia de Inteligência Artificial (IA)
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2025, 22:33:47 Editado em 18.06.2025, 16:20:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara Municipal de Apucarana aprovou nesta terça-feira (17), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo que determina as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2026, a LDO.

continua após publicidade

A votação foi definida em sessão extraordinária por conta do elevado número de emendas apresentadas: 32, tanto que a sessão passou de duas horas. As emendas são dos vereadores Danylo Acioli (MDB), Tiago Cordeiro (PDT) e Guilherme Livoti (União).

Entre as emendas apresentadas e aprovadas - todos os textos tiveram aprovação unânime - estão matérias que preveem a modernização do sistema tributário, fortalecimento das forças de segurança, medidas de transparência e combate à corrupção, além de adequações legais e até textuais. Uma das emendas adicionou uma crase ao texto.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Estudante do Paraná morre afogado durante intercâmbio no Canadá

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli, as emendas têm o objetivo de melhorar a vida do apucaranense. “Foi um momento importante. É histórica essa participação dos vereadores no processo”, comentou.

Guilherme Livoti foi responsável por 27 das 32 emendas votadas na sessão. “O trabalho de hoje mostra que o Poder Legislativo daqui finalmente entendeu o seu papel, entendeu como é ser um Poder Legislativo verdadeiramente independente. E a gente está fazendo um trabalho técnico, sério e que valoriza, de fato, os votos das pessoas que nos colocaram aqui”, completou ele.

continua após publicidade

Tiago Cordeiro é autor de quatro emendas. Uma delas prevê a criação de um mecanismo que faça um levantamento sobre o ISS (Imposto Sobre Serviços) que não está sendo arrecadado dos aplicativos em Apucarana. “Isso é muito importante porque é um dinheiro que deixa de entrar nos cofres do município e que poderia estar sendo investido em obras, em melhorias, na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o vereador.

A LDO volta para a segunda votação em sessão ordinária na próxima segunda-feira (23), de forma virtual.

IA na Câmara Municipal

continua após publicidade

Durante a realização da sessão extraordinária, o presidente Danylo Acioli também confirmou que o legislativo local vai contar com apoio da tecnologia de Inteligência Artificial (IA). O contrato com a empresa que vai fornecer o serviço foi assinado nesta terça-feira (17), segundo ele. "A Câmara de Apucarana é primeira e única do Paraná que contratou essa tecnologia, que não será utilizada apenas pelos vereadores, mas pela comunidade", disse. De acordo com o presidente, a tecnologia - alimentada pelo banco de dados da Câmara - vai permitir a consulta em detalhes à legislação vigente. "As pessoas não sabem, mas recebemos diariamente várias consultas sobre legislação municipal que poderão ser sanadas".

Assista aos vídeos abaixo


tnonline

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara Municipal aprova LDO para 2026 em primeira sessão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!