MAIS LIDAS
VER TODOS

política

Câmara defende atualização do Plano Diretor de Apucarana

Assunto foi bastante discutido na sessão ordinária desta segunda-feira

Da Redação

·
Sessão ordinária ocorreu na tarde desta segunda
Icone Camera Foto por Divulgação
Sessão ordinária ocorreu na tarde desta segunda
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2023, 21:53:47 Editado em 11.12.2023, 21:53:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A possibilidade de atualização do Plano Diretor de Apucarana foi um dos assuntos discutidos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na tarde desta segunda-feira (11). O assunto veio à tona depois que o vereador de oposição, Lucas Ortiz Leugi (PP), disse ter ficado sabendo que a administração municipal estaria propondo em torno de 40 alterações no projeto original que foi revisado pelo Legislativo em 2018.

continua após publicidade

Lucas Leugi manifestou contrariedade em se fazer alterações agora, “a toque de caixa” segundo ele, num plano que foi bastante discutido em audiências públicas e também no plenário do Legislativo pelos vereadores até sua aprovação final. “Eu vejo que têm interesses escusos por trás disso tudo”, afirmou Leugi.

-LEIA MAIS: Missa com Frei Gilson reúne multidão em Apucarana; veja fotos

continua após publicidade

No entanto, alguns vereadores da situação defenderam a necessidade de se atualizar, sim, o Plano Diretor, tendo em vista o crescimento rápido da cidade nos últimos anos. Eles dizem ter recebido apelo de empresários e investidores do ramo imobiliário para que algo seja feito para permitir novos investimentos no município, o que hoje não seria possível dentro do projeto em vigor.

Para o presidente da Câmara, Luciano Molina (PL), “o Plano Diretor existente é bom e foi ótimo, porque destravou a cidade permitindo novos investimentos mobiliários verticais, assim como houve expansão da zona comercial”, conforme assinala. “Apucarana cresceu bastante e se tem que fazer alguns ajustes pontuais no Plano Diretor, isso pode ser discutido aqui na Câmara”, afirmou.

Molina observa que o mundo muda muito rapidamente. Ele lembra que na época que o Plano Diretor foi aprovado não havia, por exemplo, a internet 5G e a Inteligência Artificial. Desta forma, é possível sim discutir ajustes pontuais, talvez não fazer 40 alterações, mas aquelas que atendem ao desenvolvimento do município.

continua após publicidade

Mesma opinião manifestou o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), segundo quem o Plano Diretor atual é bom e foi muito discutido na época em que foi elaborado. “No entanto, no meio do caminho existem alguns problemas pontuais que podem ser corrigidos”, declarou.

O vereador Toninho Garcia (União Brasil) afirmou ter sido procurado por vários investidores querendo fazer loteamentos para chácaras de lazer, porém estão amarrados no Plano Diretor. Por isso ele defende que o plano sofra uma atualização.

VOTAÇÃO

continua após publicidade

Na sessão foram aprovados sete projetos em segundo turno, quatro deles que fazem adequação do Legislativo Municipal à Lei Geral de Proteção de Dados. Em primeiro turno foi aprovado projeto de lei dos vereadores Tiago Cordeiro de Lima (MDB) e Mauro Bertoli (União Brasil), que torna de utilidade pública a Equipe de Pedestrianismo Pé Vermelho. Também foi aprovado projeto do vereador Rodrigo Recife (União Brasil) que dispõe sobre o ordenamento territorial e funcionamento dos clubes de tiro.

Quatro propostas do vereador Moisés Tavares (Cidadania) foram retiradas de votação em função da sua ausência na sessão.

Por Edison Costa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara defende atualização do Plano Diretor de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!