MAIS LIDAS
VER TODOS

xenofobia

Câmara de Apucarana mantém investigação contra vereador

Toninho Garcia responde a processo interno por suposta prática de xenofobia

Da Redação

·
Sessão ordinária foi realizada nesta segunda-feira
Icone Camera Foto por Reprodução
Sessão ordinária foi realizada nesta segunda-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2023, 21:52:34 Editado em 02.10.2023, 21:52:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (2), a Câmara de Apucarana decidiu pelo prosseguimento do processo que investiga o vereador Toninho Garcia (União Brasil) por suposta prática de xenofobia. O plenário acatou por 6 votos a 2 parecer do relator da Comissão Processante (CP), vereador Marcos da Vila Reis (PSD), que pediu a continuidade das investigações e a possibilidade de punição de alguma forma do denunciado.

continua após publicidade

Toninho Garcia é alvo de processo porque, na sessão ordinária do dia 14 de agosto, quando se discutia um projeto de incentivo ao turismo, comentou que “os nordestinos não gostam muito de trabalhar”. Sua fala causou “mal-estar” no Legislativo e repercutiu negativamente nas redes sociais. Depois disso, ele pediu desculpas publicamente.

-LEIA MAIS: Proprietária da Mercearia Tókio morre aos 60 anos

continua após publicidade

O parecer foi colocado à apreciação do plenário pelo presidente da Câmara, Luciano Molina (PL), e lido pelo procurador jurídico da Casa, advogado Wilson Penharbel.

A Comissão Processante é composta pelos vereadores Franciley Preto Godói Poim (PSD), presidente; Marcos da Vila Reis (PSD), relator; e Tiago Cordeiro de Lima (M DB). A CP foi instalada no dia 21 de agosto a pedido do vereador Moisés Tavares Domingos (Cidadania).

Até agora, a CP ouviu apenas o vereador Toninho Garcia, que teve um prazo de dez dias para se defender das acusações. Com aval do plenário, a CP dará continuidade aos trabalhos de investigação convocando testemunhas de acusação e defesa, e ao final, dar seu parecer sobre a possibilidade de punição ou não. As formas de punição podem ser advertência, suspensão das funções legislativas por determinado período e até a cassação do mandato.

continua após publicidade

Na sua defesa Toninho Garcia alegou que seu discurso proferido na ocasião “encontra-se sob a proteção da imunidade parlamentar”. Afirma ainda que naquela sessão manifestava-se apenas sobre a matéria que discutia a lei a qual declarava de utilidade pública a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur).

Segundo ele, a imunidade parlamentar está assegurada tanto na Constituição Federal como no Regimento Interno da Câmara. Desta forma, segundo ele, “os vereadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato e na circunscrição do município”.

No entanto, o relator da comissão considera que o vereador denunciado cometeu “excessos de forma direta em relação a uma categoria de cidadãos, os nordestinos”. Sendo assim, “o parecer é pela continuidade do procedimento após submissão e apreciação do Plenário da Câmara”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Apucarana mantém investigação contra vereador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!