MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Câmara de Apucarana iguala assistente infantil a professor

Projeto de lei aprovado nesta segunda-feira garante reconhecimento no plano de cargos

Da Redação

·
Sessão realizada nesta segunda-feira
Icone Camera Foto por Divulgação
Sessão realizada nesta segunda-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.02.2024, 06:23:21 Editado em 26.02.2024, 21:23:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por unanimidade, a Câmara de Apucarana aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, em primeiro turno, projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), que muda a nomenclatura do cargo de assistente de educação infantil para professor de educação infantil. Os assistentes trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) exercendo função idêntica à de um professor, porém, devido à nomenclatura diferenciada, não são reconhecidos como professores dentro do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério do Município. Em função disso, eles acabam sendo prejudicados, principalmente quando chega o momento de pedir aposentadoria, uma vez que não são tratados profissionalmente como professores.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Conselho de Apucarana se reúne para atualizar Plano Diretor

Conforme Molina, o projeto de lei visa fazer uma correção histórica com esta classe do magistério municipal. “Os assistentes de educação infantil são professores de educação infantil na sua essência, porque integram a carreira do Magistério Público Municipal, exercem atividades de docência, suporte pedagógico, planejamento, inspeção, coordenação, supervisão e orientação educacional, entre outras atividades”, observa. Segundo o vereador, “atribuir-lhes a correta nomenclatura de professor é sobretudo uma sinalização de respeito desta Casa de Leis com estes profissionais que tanto orgulham os serviços públicos de educação municipal”. Ele espera que, depois de aprovado o projeto, a lei seja sancionada pelo Executivo e vigore já partir do dia 10 de março.

continua após publicidade

A sessão foi acompanhada por assistentes de educação infantil, assim como por dirigentes sindicais dos servidores e do magistério municipais. O grupo aplaudiu a iniciativa do vereador.

COOPERAÇÃO

Na mesma sessão, vereadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo de autoria da Mesa Diretora da Câmara e três requerimentos.

continua após publicidade

O Decreto Legislativo referenda termo de cooperação técnico-científica entre o Município e a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar) para implementação de atendimento de enfermagem pelos alunos da instituição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Centro de Atenção Psicológica (CAPS), Dermatologia, Centro Infantil e Centro de Especialidades Médicas.

Um requerimento do vereador Lucas Leugi (PP) pede informações à direção da Viação Apucarana Ltda. sobre o saldo devedor da Prefeitura com relação ao reequilíbrio do contrato e subsídios de anos anteriores. O vereador Moisés Tavares Domingos (Cidadania) pede à Secretaria de Esportes a remoção de treinamentos de várias modalidades esportivas do ginásio Lagoão para outros locais devido ao atendimento à dengue lá. E o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) pede ao Executivo construção de uma estrutura lateral no ginásio de esportes da escola municipal do Pirapó.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Apucarana iguala assistente infantil a professor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!