Por 6 votos a 4, a Câmara de Apucarana aprovou em sessão específica nesta segunda-feira (09) a prestação de contas da Prefeitura de Apucarana referentes ao exercício financeiro de 2022, de responsabilidade do prefeito Junior da Femac (MDB). O plenário seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que julgou pela regularidade das contas sem ressalvas, o parecer da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento do Legislativo Municipal e, por último, o Projeto de Decreto Legislativo da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Casa, que referendou o resultado da votação.
-LEIA MAIS: Com 41,7 mil visitantes, Festoque bate recorde de público em Apucarana
Os votos contrários foram dos quatro vereadores da oposição: Moisés Tavares Domingos (PP), Lucas Leugi (PSD), Marcos da Vila Reis (PP) e Franciley Preto Godói Poim (PSD). O principal argumento foi o de que a sessão de julgamento desta segunda-feira não seguiu os ritos normais do Regimento Interno, tendo sido convocada sem obediência aos prazos legais e sem encaminhamento de relatórios aos vereadores.
Tal argumento foi contestado pelo presidente da Câmara, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Agir), garantindo que a mesa diretora seguiu todos os trâmites normais, assim como tem ocorrido com votações de todas as prestações de contas que chegam ao Legislativo, assim que enviadas pelo Tribunal de Contas. “Em momento algum fomos pressionados por quem quer que seja a colocar essa prestação de contas em votação sem cumprimento aos ritos normais da Câmara”, garantiu.
O prefeito Junior da Femac manifestou satisfação pela aprovação das suas contas referentes ao ano de 2022 pela Câmara de Vereadores. Ele fez questão de agradecer o presidente da Casa, Luciano Molina, e os seis vereadores que votaram a favor da aprovação das contas de 2022. “São vereadores da nossa base, que trabalham juntos comigo em prol de Apucarana”, frisa o prefeito.
Conforme ressalta Junior da Femac, a aprovação das contas de 2022 se soma a outras três também já aprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná e referendadas pela Câmara de Vereadores de Apucarana. Tratam-se das contas dos anos de 2019, 2020 e 2021.
“A nossa gestão está entregando mais de 700 obras. Desde um simples parquinho nos bairros, até uma obra complexa como a do Hospital de Apucarana. É uma gestão que sempre paga rigorosamente em dia os salários dos servidores - muitas vezes até adiantado -, e que mantém em caixa uma reserva de R$50 milhões”, assinala Junior.
O prefeito pontua que “esse resultado é um trabalho de uma gestão que tem a sua marca, mas também se soma ao trabalho de toda uma equipe de muita competência e planejamento, incluindo secretários, superintendentes e toda uma assessoria técnica”.
Junior da Femac lembra que nas contas aprovadas agora tudo foi mais difícil, em função da pandemia da Covid. “Tivemos que cumprir todas as regras e as dificuldades da pandemia. Administrar é fazer as coisas, atender as reivindicações da população, planejar e executar tudo de forma correta”, cita o prefeito.
Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Apucarana aprova contas de 2022 do prefeito Junior da Femac"