MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Câmara aprova projeto que dá chance ao devedor de água e luz

O projeto é de autoria dos vereadores Luciano Facchiano (PSB) e Rodrigo Liévore Recife (DEM)

Da Redação

·
Câmara aprova projeto que dá chance ao devedor de água e luz
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2022, 08:43:11 Editado em 08.03.2022, 08:43:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em primeiro turno, a Câmara de Apucarana aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (7) projeto de lei que obriga a Sanepar e a Copel dar uma chance ao consumidor de água e luz para pagamento de sua conta antes de sofrer corte por parte da empresa fornecedora. O projeto é de autoria dos vereadores Luciano Facchiano (PSB) e Rodrigo Liévore Recife (DEM).

continua após publicidade

Segundo justificativa, com a aprovação do projeto fica aberta a possibilidade de quitação dos débitos dos usuários no período anterior ao ato de corte do serviço, resguardando o direito do consumidor acesso a esses serviços essenciais. O pagamento da futura, inclusive, poderá ser feito através do PIX, um instrumento moderno e ágil.

“O que a gente pretende com este projeto de lei é dar oportunidade para que o consumidor possa quitar seu débito sem passar pelo constrangimento do corte da água ou da luz”, explica o vereador Facchiano. Mesma opinião foi manifestada pelo co-autor Rodrigo Recife.

continua após publicidade

Em segundo turno, foi aprovado projeto de lei da vereadora Professora Jossuela (PROS), que assegura à criança ou adolescente, cuja guarda esteja com avô ou a avó com mais de 60 anos de idade e com deficiência ou mobilidade reduzida, a prioridade de matricula desses alunos nas unidades da rede municipal de ensino de Apucarana mais próximas de sua residência.

Do vereador Lucas Leugi (PP) foi aprovado requerimento pedindo informações à Autarquia Municipal de Educação sobre a quantidade de alunos contemplados com aparelhos ortodônticos na Escola Municipal Marcos Freire.

Em regime de urgência, também de autoria do vereador Lucas Leugi, foi aprovada Moção de Repúdio ao deputado estadual do Estado de São Paulo, Arthur do Vai (Podemos), “pelas declarações ofensivas e desrespeitosas às mulheres ucranianas e brasileiras”. O vereador justificou esta proposição, tendo em vista que o deputado se referiu às mulheres ucranianas de maneira leviana, proferindo palavrões e termos chulos. Durante a sessão, vereadores lembraram o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado neste dia 8 de março. A vereadora Professora Jossuela, inclusive, fez um discurso de desabafo quanto à situação das mulheres ucranianas que estão fugindo da guerra. Ela lembrou também que no Brasil, se não existe guerra são muitas as mulheres vítimas de todo tipo de violência. “O Dia Internacional da Mulher, hoje, não é motivo de comemoração, mas de muita reflexão sobre a sua situação”, afirmou.

Por, Edison Costa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara aprova projeto que dá chance ao devedor de água e luz"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!