MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTREVISTA

Cafeicultora de Apucarana produz o melhor café do PR; vídeo

Apesar de produzir café há quatro anos, Solange conhece bem a lida no campo; assista

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2021, 13:31:03 Editado em 14.12.2021, 15:54:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prêmio conquistado pela cafeicultora apucaranense Solange Aparecida Araújo, 1º lugar na categoria café natural no 19º Concurso Café Qualidade Paraná 2021 consolida a expertise dos produtores de Apucarana e comprova que o município possui uma condição climática excelente para este tipo de cultura.

continua após publicidade

Apesar de produzir café há quatro anos, Solange conhece a lida no campo desde pequena. O pai dela é agricultor há mais de 50 anos, e planta uma grande variedade de frutas na localidade conhecida como “Serrinha”, próximo do distrito de Pirapó. Ela conta que sempre morou no sítio, mas aos 20 anos decidiu ir trabalhar na cidade e morou nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Cansada do stress da cidade grande, Solange retornou para Apucarana, adquiriu uma propriedade ao lado do sítio do pai e deu início ao trabalho na terra. “Vendo o amor que ele tinha pelo café, e depois de um tempo trabalhando em outros estados, decidi voltar para o campo. Trabalhar no campo é o que me faz feliz. O corpo fica cansado, mas a mente fica em paz”, ressalta a cafeicultora que já carimba sua produção para o mundo, uma vez que boa parte do que ela produz é exportado para Austrália.

E na propriedade de Solange não é só o café o protagonista. Lá ela produz uma imensa variedade de frutas, entre as quais, uva, manga, laranja, poncã, tangerina, mexerica, abacate, pitanga, entre outras. “A diversidade ajuda na rentabilidade da propriedade. Porque o café tem colheita anual, já as outras frutas têm diferentes épocas de colheita durante o ano, gerando rentabilidade o ano todo”, comenta.

continua após publicidade

Segundo a agricultora, há também um grande incentivo do projeto Terra Forte de onde ela conseguiu as mudas de uva. O parreiral de uvas bordô e niágara tem aproximadamente 10 mil metros de área plantada, produzindo 300 quilos anualmente.

ASSISTA:

continua após publicidade



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Cafeicultora de Apucarana produz o melhor café do PR; vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!