MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

“Bota-fora” contra a dengue inicia pela região do Jardim Trabalhista

Município soma 36 casos da doença neste ano e nenhum óbito

Da Redação

·
Equipes visitaram residências nesta segunda-feira em Apucarana
Icone Camera Foto por Divulgação
Equipes visitaram residências nesta segunda-feira em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2025, 18:15:35 Editado em 17.02.2025, 18:17:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Moradores e comerciantes do Jardim Trabalhista, em Apucarana, começaram a receber nesta segunda-feira (17/02) orientação dos agentes de controle a endemias (ACEs) da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) sobre como devem proceder para dispensar materiais inservíveis que podem acumular água e servirem de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

-LEIA MAIS: Apucarana atinge recorde de temperatura nesta segunda, diz Simepar

continua após publicidade

Em 2024, Apucarana viveu uma epidemia da doença pela primeira vez na história com o registro de 18.619 casos e 27 óbitos. Neste ano, o município soma 36 casos confirmados e nenhum óbito. O trabalho de mobilização da população, que também contempla nesta etapa imóveis localizados nos núcleos habitacionais João Goulart e Tancredo Neves, conta com suporte de soldados do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro (30º BIMec) e integra as estratégias da Prefeitura de Apucarana, dentro da Campanha “Operação Guerra contra a Dengue”, lançada de forma oficial no último sábado pelo prefeito Rodolfo Mota, em evento na Praça Rui Barbosa.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, relata que o primeiro bota-fora de combate a dengue acontece nesta sexta-feira (21/02). “Nossos agentes de endemias, com o suporte de soldados do Exército, estão percorrendo as residências, inspecionando quintais e orientando moradores e comerciantes sobre a operação. Nesta sexta-feira, todos devem colocar na calçada materiais ou recipientes inservíveis que possam acumular água, como pneus, latas, tambores e baldes, entre outros", relata de Paula. De acordo com ele, além da eliminação de potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença, tudo que for recolhido pelas equipes da Secretaria de Serviços Público terá o destino ambiental correto.

Moradores do Jardim Trabalhista, Neusa Modesto e o marido José César Modesto, não escondem a preocupação com a doença. “Mantenho meu quintal sempre limpo. Não deixo nada que possa reter água, mas infelizmente nem todos fazem a sua parte. A dengue é perigosa e a gente que é de idade tem que se cuidar ainda mais. Meu marido também tem problemas de saúde e dá ainda mais medo”, diz a moradora, aprovando o trabalho da autarquia de saúde com a vistoria dos quintais. “Isso é bom porque eles têm este poder de fiscalização e de cobrar”, assinala dona Neusa, indicando residências vizinhas onde nesta semana tiveram casos positivados pela doença.

continua após publicidade

O prefeito Rodolfo Mota frisa que 75% dos focos estão nas residências e que o objetivo da campanha institucional é reforçar junto à população a importância de manter quintais e terrenos urbanos não edificados ambientes livres de qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito. “Peço às pessoas que recebam os nossos agentes de endemias, sigam as orientações, mantenham o quintal limpo e eliminem todo potencial ponto que possa servir de criadouro do mosquito”, frisou Mota.

Após conclusão da região do Jardim Trabalhista, as equipes da AMS e do 30º BIMec devem seguir para a região do Jardim Marisol. “Contemplando ainda bairros como o Paraná/Paraíso. Os moradores também receberão a visita dos nossos agentes e serão orientados do dia do “bota-fora””, informa Pablo Alfredo Saito, da Divisão de Controle de Endemias.

Denúncias – A “Operação Guerra contra a Dengue” conta com um canal de denúncias onde a comunidade pode informar locais onde potencialmente possam existir criadouros do mosquito. A população pode enviar informações, juntamente com fotos, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (43) 99626-7658.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "“Bota-fora” contra a dengue inicia pela região do Jardim Trabalhista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!