MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTREVISTA

Bispo Dom Carlos explica significado da romaria para fiéis; confira

Evento religioso será realizado no domingo com participação de caravanas de vários municípios

Da Redação

·
Bispo Dom Carlos José, de Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Bispo Dom Carlos José, de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2024, 09:13:34 Editado em 03.02.2024, 09:13:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 10 mil fiéis de vários municípios da região são esperados neste domingo (4) em Apucarana para Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes. Pelo menos 28 ônibus de romeiros estão confirmados, além de um grande número de vans.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Apucarana realiza 5ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes neste domingo

Padroeira de Apucarana e também de toda a Diocese, a devoção à Nossa Senhora de Lourdes se consolida com a realização da romaria, que chega na 5ª edição e foi uma iniciativa do bispo Dom Carlos José de Oliveira.

continua após publicidade

Na sexta-feira (2), a montagem da estrutura foi iniciada na Praça Rui Barbosa. Em entrevista, o bispo fala mais sobre o evento.

Qual a importância da romaria para a Igreja?

Dom Carlos: Neste domingo celebraremos, com a graça de Deus, a 5ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes. Romaria é um termo adotado pelo português, mas a sua origem é a de fazer peregrinação à Roma. Hoje, adaptado a cada realidade, romaria/peregrinação significa sairmos de nossa casa para irmos à um lugar sagrado, para nos encontrarmos com Deus e com os irmãos. A Romaria Diocesana tem, portanto, a importância de nos fazer dirigir à casa mãe da nossa Diocese, que é a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes. A 5ª edição da romaria reunirá as 61 paróquias de nossa diocese, bem como todos os nossos padres, diáconos, seminaristas, religiosas e o povo fiel que vem representando todas as paróquias para este momento intenso de fé, em que Nossa Senhora derrama muitas graças sobre os seus filhos, que são fiéis de nossa Diocese.

continua após publicidade

Como surgiu a ideia da romaria?

Dom Carlos: Ela nasceu do coração do Bispo, que com o profundo desejo de união e de reunião, ou seja, de encontro, de todos os membros das nossas paróquias em torno dela, Nossa Senhora de Lourdes, nossa padroeira, cuja festa celebramos sempre no dia 11 de fevereiro.

Qual papel da padroeira para os fiéis e para a vida da diocese como um todo?

continua após publicidade

Dom Carlos: Quando a Igreja nos apresenta a Virgem Maria como padroeira, ela nos apresenta Nossa Senhora como modelo, como inspiradora e como protetora de um determinado povo, de uma determinada cidade, de uma determinada região. Então, a padroeira é como um ícone da Igreja que vive em Apucarana. É ao mesmo tempo a fonte e ao mesmo tempo a nossa direção, ou seja, somos filhos da Virgem Maria porque somos filhos de Deus, irmãos em Cristo Jesus, eis a nossa origem. É nós queremos, como Igreja, cada vez mais nos assemelharmos à Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora de Lourdes, excelsa padroeira da Diocese de Apucarana.

Existe uma história por trás da escolha da padroeira da diocese? Existe alguma narrativa particular associada a essa escolha?

continua após publicidade

Dom Carlos: Sim, existe. A primeira missa celebrada na nossa região, que aconteceu atrás de onde está a Catedral hoje, na parte conhecida como Platô, foi realizada no dia 8 de dezembro de 1937, às 15h00, pelo sacerdote palotino alemão padre Carlos Dietz. Na ocasião, o padre perguntou se alguém tinha uma imagem religiosa para ser colocada no altar. O senhor Rosa, um dos pioneiros, trouxe uma representação de nossa Senhora de Lourdes. Diante desse fato inusitado, nós costumamos dizer que ela mesma, a Virgem Maria, escolheu ser a padroeira daqueles que estavam chegando nesta região, que mais tarde, em 1943, se tornou município, instalado depois em 1944, no qual estamos celebrando seus 80 anos. Ela se tornou padroeira, portanto, da Capela inicial da cidade de Apucarana, e há 60 anos, quando foi constituída a diocese de Apucarana, ela se tornou então padroeira de toda a nossa Diocese. Para nós, é um motivo de muita alegria, porque somos a única diocese no Brasil dedicada à nossa Senhora de Lourdes.

Outras celebrações são dedicadas à padroeira na diocese? Como elas são organizadas?

Dom Carlos: A grande celebração, a maior, é exatamente a Romaria Diocesana, que na última edição, reuniu cerca de 17 mil pessoas. Além dela, mensalmente, todo dia 11, nós temos na nossa Catedral, às 19 horas a pequena procissão na Praça Rui Barbosa seguida da celebração da Santa Missa, sempre com um padre conhecido nacionalmente. Essa celebração mensal nos leva à recordar da Virgem Maria em na sua manifestação na gruta de Lourdes, ela que é a Nossa Senhora, mãe de Jesus e nossa mãe. E a partir do dia 2 de fevereiro, até o dia 11, nós temos a solene novena de Nossa Senhora de Lourdes, que acontece sempre às 19h30 em nossa Catedral. Todos são convidados para participar conosco desta novena. São nove dias de oração intensa em torno da Virgem Maria, pedindo as graças que nos são necessárias, a cura das nossas doenças, o emprego que precisamos, harmonia na família, na certeza de que Nossa Senhora continuamente por nós intercede. Devo lembrar também que temos o parque da Redenção, onde temos uma gruta belíssima dedicada à nossa Senhora de Lourdes. Todos são convidados a visitar.

Milagres em Lourdes?

Dom Carlos - A devoção à Virgem Maria, com esta invocação à Nossa Senhora de Lourdes, aconteceu pelas experiências místicas de Bernardete Soubirous, uma jovem francesa, que no dia 11 de fevereiro de 1858, recebeu a manifestação da Virgem Maria em uma gruta nos arredores de Lourdes, em uma pequena cidade dos Pirineus, na França. Depois destas manifestações da Virgem Maria à jovem Bernardete, esta devoção, reconhecida pela Igreja, se espalhou pelo mundo inteiro. Dentre os vários santuários católicos espalhados pelo mundo, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, que recebe mais de 10 milhões de peregrinos por ano, é o local aonde se registrou, até hoje, o maior número de milagres. Estes milagres são reconhecidos pela ciência, constatados pela medicina. Por conta disso, Nossa Senhora de Lourdes é considerada a padroeira de todos os enfermos e no dia consagrado à santa é celebrado também o Dia Mundial dos Enfermos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Bispo Dom Carlos explica significado da romaria para fiéis; confira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!