MAIS LIDAS
VER TODOS

Combate à dengue

Beto Preto determina prorrogação do fumacê em Apucarana

Medida foi anunciada diante do aumento de casos de dengue no município; saiba mais

Da Redação

·
Fumacê será ampliado em Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Fumacê será ampliado em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.01.2024, 11:53:09 Editado em 18.01.2024, 12:12:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diante do aumento de casos de dengue no município de Apucarana, o secretário de Estado da Saúde, e deputado federal licenciado, Beto Preto, determinou, nesta quinta-feira (18), a continuidade do "fumacê".

continua após publicidade

Com a ação, o uso do fumacê, que inicialmente previa cinco ciclos, será estendido para sete passagens, somando um acréscimo de pelo menos dez dias de utilização do produto. Hoje o são 1.602 casos confirmados.

-LEIA MAIS: Mutirão de Combate à Dengue da Prefeitura continua na região do João Paulo

continua após publicidade

A medida é continuidade das ações já realizadas pela Sesa, com o repasse de recursos pelo Provigia em R$ 50 milhões para os municípios em 2023, com objetivo de também auxiliar no enfrentamento da dengue.

O secretário, no entanto, reforça que embora o fumacê seja importante, é a última intervenção diante da não realização do trabalho preventivo de campo por parte do município, com a retirada de utensílios e objetos inservíveis que possam acumular água.

"Estamos passando pela maior crise de dengue da história de Apucarana, o que reflete a ausência de ação da esfera municipal. O veneno do fumacê é uma medida paliativa, que atinge apenas o mosquito alado. Por isso, reforçamos também a necessidade do cuidado de casa em casa, principalmente pela eliminação dos focos e larvas do Aedes aegypti", afirmou Beto Preto.

continua após publicidade

Desde a crise em Apucarana, com o início da epidemia, a Sesa vem reforçando ações e auxiliando o município. Além de recursos, o Estado enviou recentemente técnicos que visitaram unidades de saúde na cidade para orientar profissionais sobre o manejo clínico de pacientes, reforçando também o apoio e a identificação da doença.

Além disso, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana notificou o município para dar início a mutirões de limpeza na cidade.

A Sesa também está trabalhando nas diretrizes de exigências sanitárias e assistenciais para eventual abertura de local de apoio e atendimento a pacientes com o quadro da doença no município.

continua após publicidade

MUTIRÕES E CENTRAL DE ATENDIMENTO

Segundo a Prefeitura, o Mutirão de Combate à Dengue, iniciado nos bairros, segue na região do Núcleo João Paulo nesta quinta-feira (18). O recolhimento de materiais inservíveis nos bairros daquela área da cidade começou na segunda-feira (15), lotando 60 caminhões de lixo deixado pelos moradores nas calçadas. Além do João Paulo, o mutirão da dengue está atendendo o Loteamento Sol Nascente, Núcleo Guaracy Freire, jardins Primavera, Miriam e Gramados.

A Prefeitura de Apucarana também anunciou que vai estruturar uma central de atendimento aos casos de dengue no Ginásio de Esportes Lagoão. O objetivo é desafogar as outras unidades que vêm recebendo grande número de pacientes nos últimos dias, em virtude da epidemia da doença enfrentada pelo município.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Beto Preto determina prorrogação do fumacê em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!