Apucarana, no Norte do Paraná, fica longe da praia, mas o beach tennis está ganhando cada vez mais espaço na cidade na hora de escolher uma prática esportiva. São pelo menos sete arenas para atender esse público interessado na modalidade, que vem competindo com os praticantes de outros esportes mais tradicionais em Apucarana, como futebol (suíço e de campo), futsal ou vôlei, entre outros. Basta uma quadra de areia para praticar o esporte, que caiu no gosto de muitos apucaranenses.
-LEIA MAIS: Menino de 12 anos morre atropelado enquanto andava de bicicleta
A modalidade mistura alguns esportes bastante conhecidos, desde o tênis tradicional, vôlei de praia, badminton até o frescobol. Para jogar é preciso areia, uma raquete, bola e a rede.
Apesar de parecer uma modalidade nova, o beach tennis surgiu em 1987 na Itália. No entanto, somente em 1996, o esporte começou a se popularizar e se profissionalizou quando a Federação Internacional de Tênis (ITF) colocou algumas regras.
O objetivo do jogo é lançar a bolinha para o campo adversário com ajuda de uma raquete, impossibilitando que ela seja rebatida pelo time oponente.
O esporte promove inúmeros benefícios para a saúde: ajuda a queimar calorias, fortalece a musculatura, melhora a coordenação e a flexibilidade.
A personal trainer Ludiane Matheus, de 37 anos, é praticante da modalidade desde 2022 em Apucarana. Influenciada pelas amigas, Ludiane conheceu o esporte, começou a fazer aulas e até participa atualmente de torneios.
“Sempre digo que o beach tennis melhorou minha qualidade de vida, a prática ao ar livre, sol, areia, um ambiente saudável, onde pude fazer muitas amizades e que me proporciona momentos felizes, no qual me desligo e aproveito para brincar e relaxar", diz.
O professor de educação física, especialista em beach tennis e tênis, Leonardo Rocha de Oliveira de 39 anos, conta que pratica tênis desde os 7 anos de idade, mas revela que o beach tennis virou uma paixão a partir da pandemia de 2020.
O professor, que atualmente tem 80 alunos entre as modalidades, sendo a mais nova com 9 anos e a mais velha com 62, conta que os principais cuidados para evitar lesões em esportes de repetição é o fortalecimento muscular e o acompanhamento de um profissional.
Léo Rocha, como é conhecido, incentiva quem quer iniciar a modalidade: “É só tirar o tênis, colocar o pé na areia, pegar a raquete na mão e se divertir. É um esporte muito alegre e inclusivo", afirma.
Deixe seu comentário sobre: "Beach tennis ganha espaço entre modalidades esportivas em Apucarana"