MAIS LIDAS
VER TODOS

DIA DO CONSUMIDOR

Bancos e telecomunicações lideram queixas de consumidores em Apucarana

Reclamações correspondem a mais da metade das 279 queixas registradas no ano passado inteiro na cidade

Da Redação

·
Advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon Apucarana
Icone Camera Foto por reprodução/prefeitura de Apucarana
Advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2024, 07:00:00 Editado em 14.03.2024, 17:28:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Instituições financeiras e empresas de telecomunicações lideram o ranking de reclamações de consumidores em Apucarana no norte do Paraná. As queixas correspondem a 54,8%, mais da metade das 279 reclamações registradas no ano passado inteiro.

continua após publicidade

No topo da lista estão as queixas contra bancos que somam 78 denúncias, enquanto as operadoras de telefonia receberam 75 reclames. O advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon Apucarana, explica que as situações contra agências bancárias estão relacionadas à renegociação de dívidas de cartões de crédito e superendividamento. “Mesmo com as campanhas de renegociação de dívidas, nem todos conseguem honrar o acordo, virando uma bola de neve. Aqui no Procon Apucarana, em alguns casos, temos conseguido reverter a situação, formalizando nova negociação”, comenta.

- LEIA MAIS: OAB pede ao TJ-PR celeridade na Vara de Família de Apucarana

continua após publicidade

Já as reclamações contra operadoras de telefonia estão relacionadas a mudança de plano sem consentimento do titular da conta. “Também há reclamações de reajuste de valores das faturas, mesmo antes do vencimento do plano”, informa Ballan. A lista também inclui entidades associativas (24), lojas de varejo (14), companhias de saneamento e energia elétrica (17), instituições de ensino (11), seguros (9), supermercados (8), farmácias (4), entre outros.

Sobre as reclamações envolvendo entidades associativas, o coordenador do Procon de Apucarana ressalta que as queixas envolvem vazamento de dados de aposentados e pensionistas para realizar descontos nos benefícios sem autorização. “O Procon Apucarana sugeriu a apresentação de Notícia do Fato ao Ministério Público Federal, pois houve vazamento de dados do INSS. Assim, cabe uma investigação para apurar responsabilidade. Por parte do Procon Apucarana estamos conseguindo a restituição dos valores que variam entre R$ 24,90 até R$ 95,90. Porém milhões de aposentados nem sabem como agir para rever o dinheiro”, afirma.

SAIBA COMO RECLAMAR

O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento. A reclamação pode ser feita no site do órgão, por e-mail procon@apucarana.pr.gov.br ou presencialmente, com apresentação de cópias de documentos pessoais, comprovante de endereço e cópias de contrato, caso possua.

No site do Procon, os consumidores também encontram orientações sobre seus direitos em relação a diversos serviços prestados.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Bancos e telecomunicações lideram queixas de consumidores em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!