MAIS LIDAS
VER TODOS

ARTE E CULTURA

Balé do Teatro Guaíra se apresenta em Apucarana nesta sexta-feira

Além da apresentação, o Balé Teatro Guaíra também receberá alunos de escolas públicas do município, para um ensaio didático

Da Redação

·
A entrada é gratuita
Icone Camera Foto por Maringa Maciel
A entrada é gratuita
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2023, 11:11:58 Editado em 23.05.2023, 11:11:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A companhia de dança Balé Teatro Guaíra se apresenta no Cine Teatro Fênix de Apucarana, nesta sexta-feira (26), a partir das 20h. A entrada é gratuita e a distribuição dos ingressos na bilheteria começa às 19h, do dia da apresentação.

continua após publicidade

Ainda em Apucarana, além dessa apresentação, o Balé Teatro Guaíra também receberá alunos de escolas públicas do município, para um ensaio didático na tarde do dia 26, a partir das 15h, com a ideia de integrar os jovens estudantes no universo da dança e estimular a formação de novas plateias. Esse ensaio, assim como o espetáculo da noite, será acessível em libras e audiodescrição.

Além de Apucarana, Arapongas também vai receber a companhia. a apresentação acontece no domingo, (28), no Cine Teatro Mauá de Arapongas, a partir das 18h. A entrega antecipada de convites acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis (Rua Mutum, s/n), de 22 a 26 de maio, das 8h às 18h, e no Cine Teatro Mauá, no dia 28 de maio a partir das 17h.

continua após publicidade

Para quem nunca acompanhou um espetáculo do grupo, esta é a chance de assistir a duas coreografias do repertório, em diversas cidades do Paraná, como parte da programação especial da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança: “Piá”, de Alex Soares e “V.I.C.A., de Liliane de Grammont”.

- LEIA MAIS: Apucarana abre inscrições para Mostra Paranaense de Dança

“A importância do Balé Teatro Guaíra percorrer os municípios é a troca, o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões, e ainda despertar o interesse pela arte e a cultura entre todas as idades”, comemora o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes.

continua após publicidade

Mostra promove o valor da dança em cidades paranaenses

As apresentações e as seletivas chegam a diversas cidades do estado carregadas de simbolismo, afinal, representam a volta da dança aos palcos, após o tempo de reclusão durante a pandemia. “Para os jovens bailarinos, escolas e academias de dança, o retorno da Mostra Paranaense de Dança, que reúne as mais diversas linguagens da dança, em formato presencial, é a grande notícia”, comemora Simone Bönisch, coordenadora da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), entidade que organiza o evento. “Chegamos à 14ª edição muito felizes e com grande responsabilidade. Queremos celebrar a dança do Paraná e de estados vizinhos com todas as nossas forças”, avisa.

Sobre os espetáculos

continua após publicidade

“V.I.C.A” - O acrônimo que dá título à peça do Balé Teatro Guaíra - V.I.C.A. - significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno e exacerbadas com a pandemia de Covid-19. Como viver nesse contexto? “V.I.C.A.” nos faz questionar o que queremos daqui para frente e nos propõe refletir sobre a humanidade no tempo presente. Em meio a um mundo confuso, saído de uma pandemia, a coreógrafa Lili de Grammont e o Balé Teatro Guaíra nos revelam que a Arte pode ser uma estratégia porque nos conecta de uma maneira única.

“PIÁ” - Um dos traços que mais define o brasileiro é a mestiçagem. Brasileiros podem ter qualquer aparência, podem pertencer a qualquer etnia e, com frequência, são confundidos com outras nacionalidades quando estão no exterior. Piá, por definição são os filhos de etnia indígena ou mestiços de brancos com índios, mas só em Curitiba as pessoas chamam-se carinhosamente, umas às outras, de “piá”. Nenhuma outra cidade do Brasil adotou o termo, que não se trata de uma gíria. De origem tupi-guarani, “piá” era a forma utilizada pelas mães indígenas para chamar carinhosamente seus filhos e filhas e significa “coração”. "Piá", de Alex Soares abre caminhos para a percepção de uma identidade mestiça carregada de afeto, no melhor sentido do tão sonhado Brasil, que se une e se define a partir das diferenças.

continua após publicidade

Serviço da Mostra Paranaense de Dança 2023

Espetáculo do Balé Teatro Guaíra com as coreografias “V.I.C.A. / Piá”

Apucarana - 26 de maio – Cine Teatro Fênix (Av. Curitiba, 1215), às 20h.

Evento gratuito: ingressos antecipados no dia e no local, a partir das 19h.

* Acessível em libras e audiodescrição

Arapongas – 28/05 – Cine Teatro Mauá (Rua Uirapuru, 55) – 18h

Evento gratuito: ingressos antecipados na Biblioteca Municipal Machado de Assis (Rua Mutum, s/n), de 22 a 26 de maio, das 8h às 18h, e no Cine Teatro Mauá, no dia 28 de maio a partir das 17h.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Balé do Teatro Guaíra se apresenta em Apucarana nesta sexta-feira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!