Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
INUSITADO

Ave silvestre é flagrada correndo no centro de Apucarana; assista

A ave surge na rua, correndo rapidamente, como se fugisse de um predador; imagens chegam a lembrar um antigo desenho animado chamado Papa Léguas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ave silvestre é flagrada correndo no centro de Apucarana; assista
Autor Uma ave silvestre, que aparenta ser uma siriema, corre rapidamente pela Rua Munhoz da Rocha - Foto: TNOnline

Um vídeo feito durante a manhã desta quarta-feira, 24, em Apucarana, registrou um flagrante animal: uma ave silvestre, que aparenta ser uma siriema, corre rapidamente pela Rua Munhoz da Rocha, serpenteando em frente aos carros que trafegavam na via. Veja no vídeo abaixo.


publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A ave surge na rua, correndo rapidamente, como se fugisse de um predador. As imagens chegam a lembrar um antigo desenho animado chamado Papa Léguas, tal a velocidade da corrida e a forma física da siriema.

Ela é acompanhada por alguns metros pelo motorista que faz o vídeo, e em seguida, entra rapidamente em um estacionamento, onde funcionava um lava jato. Dali em diante, não se sabe o que ocorre com o bichinho. O biólogo Fernando Felipe Rodrigues foi acionado e deve ir até o local para tentar encontrar e capturar o animal, que segundo ele, tem hábitos diurnos, o que explica a corrida matinal da ave.

O flagrante foi registrado pelo assessor da Associação Comercial (Acia) Jian Papa, e pelo presidente da entidade Wanderlei Faganello, que passavam com seus carros no momento em que a ave corria pela rua. Jian conta que alguns carros chegaram a formar uma fila na via, com o alerta ligado, respeitando a preferência do animal na via.

publicidade

"Eu e o Faganello passávamos por ali, cada um em um carro, quando vimos a ave. Já ligamos o alerta e os outros carros que estavam vindo também foram reduzindo a velocidade, chegando a causar um pequeno congestionamento ali enquanto o bichinho corria. Ficamos felizes em poder ajudar, e ver que os outros motoristas também respeitaram. É mais uma coisa inusitada, diferente, em Apucarana", disse Papa.

A ave

As seriemas são aves territoriais grandes, de pernas e pescoços longos, que variam de 70 a 90 cm. A família Cariamidae inclui dois gêneros e duas espécies que ocorrem em habitats semi-abertos e secos da América do Sul: a seriema ou seriema-de-perna-vermelha (Cariama cristata) e a seriema-de-perna-preta ou chunga-de-perna-preta (Chunga burmeisteri). A espécie Cariama cristata é encontrada em território brasileiro (onde é conhecida apenas como seriema) e também na Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

A palavra seriema é de origem tupi, correspondente a çariama, derivando das palavras çaria (crista) e am (erguida). O nome é grafado de várias maneiras, como siriema, sariama e çariama.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline