MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Autarquia de Saúde forma 7ª turma de Residência Multiprofissional

Vinte formandos receberam o certificado de pós-graduação depois de 2 anos atuando nos serviços da saúde pública do município

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2024, 11:00:57 Editado em 31.01.2024, 11:00:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi realizada na noite desta terça-feira (30), no Cine Teatro Fênix, a formatura da 7ª turma do Programa de Residências Multiprofissionais da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS). Vinte formandos, entre enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, receberam o certificado de pós-graduação depois de 2 anos atuando nos serviços da saúde pública do município.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana Liquida começa nesta quinta-feira com carreata

Os formandos integram as 7ª turmas das Residências Multiprofissionais em “Atenção Básica/Saúde da Família”, em “Saúde Mental”, e “Enfermagem Obstétrica”. O prefeito Junior da Femac destaca o diferencial dos formandos fazerem uma pós-graduação 100% dentro do SUS e de uma Autarquia Municipal de Saúde. “Vocês atenderam no dia a dia as mais de 5 mil pessoas que buscam nossos serviços de saúde diariamente. Passaram por 2 anos nessa experiência profissional única. São admirados pela vitória que estão conquistando hoje e com certeza irão fazer a saúde pública acontecer de forma mais humanizada”, disse o prefeito.

continua após publicidade

A coordenadora da comissão de Residência Multiprofissional, Angélica Ferreira Domingues, parabenizou os formandos. “Os programas de residências movimentam positivamente os profissionais de saúde da rede pública, os cidadãos e as pessoas que utilizam o sistema de saúde. Nossos residentes saem prontos para atuar no SUS e em qualquer sistema de saúde”, afirma Angélica.

O coordenador da Residência Médica, Odarlone Orente, e superintendente da Atenção Básica em Saúde da AMS, enfatiza a importância dos residentes na prestação dos serviços da rede pública municipal. “Cada um dos residentes contribui significativamente dentro do objetivo de darmos o melhor para as pessoas que procuram nossas Unidades Básicas de Saúde”, avalia Odarlone.

Os programas de residências, de acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, são um orgulho para Autarquia Municipal de Saúde e para cidade. “É um programa que prepara profissionais já formados para atuar no SUS. A excelência do trabalho desenvolvido dentro das residências multiprofissionais e médica da AMS permitiu que o Ministério da Saúde ampliasse a partir deste ano o número de vagas ofertadas, passado de 27 para 48. Certamente uma grande conquista para saúde de nosso município”, comemora Bachiega.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

A residência é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática, portanto, estes profissionais se capacitam e prestam serviços em diversos pontos da rede pública de saúde da cidade (Unidades Básicas de Saúde, UPA, Hospital da Providência e Materno Infantil, em escolas, clínicas e em outros ambientes públicos). Desde a implantação em 2016, somando os formando de hoje, são 151 profissionais especializados em nosso município.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Autarquia de Saúde forma 7ª turma de Residência Multiprofissional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!