MAIS LIDAS
VER TODOS

Outubro Rosa

Autarquia de Educação faz campanha de prevenção ao câncer

Professores e estudantes de Apucarana foram conscientizados sobre a importância do assunto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2021, 16:07:20 Editado em 21.10.2021, 16:07:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em alusão à campanha Outubro Rosa, estudantes das escolas municipais plantaram nesta quinta (21) mudas de Ipês e Manacás da Serra no entorno da nova sede da Autarquia de Educação.

continua após publicidade

A campanha Outubro Rosa é realizada, anualmente, em todo o mundo, com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. Como parte dos esforços nesse sentido, a Autarquia de Educação vem promovendo uma série de ações, ao longo deste mês, envolvendo os doze mil estudantes e novecentos professores rede municipal de Apucarana.

“Entre as atividades realizadas nos CMEIs e Escolas, as crianças aprenderam sobre o tema em sala de aula, confeccionaram cartazes e cartões, ornamentaram as escolas e foram orientadas a compartilhar as informações que receberam com as pessoas de sua convivência,” detalhou a secretária de educação, Marli Fernandes.

continua após publicidade

Nesta quinta-feira (21/10), coroando a programação alusiva ao Outubro Rosa, os alunos realizaram o plantio de vinte mudas de Ipês e Manacás da Serra ao redor da nova sede da Autarquia Municipal de Educação.

Os cânceres de mama e de colo de útero são, respectivamente, o segundo e o terceiro tipos de tumores malignos mais comuns entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. “No entanto, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Aproximadamente 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de remissão completa. Em Apucarana, os exames preventivos são ofertados gratuitamente às mulheres, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS),” disse o prefeito Junior da Femac.

Ele também parabenizou a equipe pedagógica da Autarquia de Educação pelo desenvolvimento das atividades alusivas ao Outubro Rosa nos CMEIs e Escolas. “As crianças são importantes aliadas nesta campanha. Cada vez mais espertas e curiosas, elas levam o assunto para dentro de casa e contribuem para a conscientização das mães, irmãs e avós” afirmou.

continua após publicidade

Os cânceres de mama e de colo de útero podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, a manutenção do peso corporal adequado e uma vida livre do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas.

Participaram ainda do plantio de mudas de árvores nativas na sede da Autarquia Municipal de Educação, a vereadora Jossuela Pirelli, a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e a coordenadora da Rede de Mulheres Solidárias, Bete Berton.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Autarquia de Educação faz campanha de prevenção ao câncer"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!