MAIS LIDAS
VER TODOS

RETORNO

Aulas presenciais têm adesão de 30% na rede estadual da região

Sete em cada 10 alunos matriculados na rede pública estadual na região de Apucarana não devem devem retornar às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 15.De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana Cristiane Pablos

Da Redação

·
Aulas presenciais têm adesão de 30% na rede estadual da região
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2021, 06:00:00 Editado em 09.03.2021, 21:48:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sete em cada 10 alunos matriculados na rede pública estadual na região de Apucarana não devem devem retornar às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 15.

continua após publicidade

De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana Cristiane Pablos Rosseti, um levantamento realizado pelo órgão aponta que, até ontem, 30,37% dos 29 mil alunos matriculados devem retornar ao ensino presencial, 58,77% devem permanecer apenas no ensino on-line e outros 9,11% dos alunos devem utilizar material impresso para acompanharem as aulas. Ela informou ainda que 1,76% dos alunos não se manifestaram a respeito da escolha.

O NRE de Apucarana compreende 61 escolas em 16 municípios.

continua após publicidade

“Retornamos no dia 15 em formato híbrido, ou seja, parte das aulas presencial e parte on-line, respeitando a todo protocolo de biossegurança estabelecido pelo governo do estado. Os pais que desejam que seus filhos retornem às salas de aula deverão comparecer na secretaria da escola para assinatura de um termo de responsabilidade. Já recebemos álcool gel, álcool líquido, termômetros, máscaras para alunos e professores e macacões especiais para servidores da limpeza, que já foram devidamente distribuídos a todas as escolas do nosso núcleo”, frisou Cristiane.

Ela explicou que no sistema híbrido, as aulas deverão ser transmitidas simultaneamente, ao vivo, para os alunos que estarão acompanhando on-line. “O governo do estado licitou e instalou pontos de internet em todas as salas de aulas. Estes pontos estarão conectados a notebooks e toda sala terá o seu. Já foram feitos vários testes, mas estamos lidando com máquinas e elas podem falhar. Caso isso aconteça, podemos contar com suporte do governo, que já estuda aumentar a velocidade da internet nas salas, caso seja necessário”, explicou.

A pedido da Promotoria da Saúde e da Criança e do Adolescente de Apucarana, a metragem das salas de aula estarão expostas do lado de fora, próximo às portas, informando também a quantidade de alunos atendidos em cada uma. “Já providenciamos esse pedido em todas as escolas da cidade. Estaremos respeitando o distanciamento de 1,5 m de distância entre cada aluno, por isso, em algumas salas poderemos ter de 10 a 11 alunos”, informou.

continua após publicidade

Sobre o transporte dos alunos, a Chefe do Núcleo garantiu que está em negociação com as prefeituras dos 16 municípios representados pelo órgão, mas ainda sem definição.

PARTICULARES RETORNAM NESTA QUARTA

A rede particular de ensino retorna parcialmente a partir desta quarta-feira (10), com aulas presenciais em Apucarana. Parte das instituições retornam as aulas presenciais somente com ensino infantil e os ensinos fundamental e médio retornam somente no dia 15.

continua após publicidade

De acordo com Vinícius Ohya, coordenador de uma escola particular de Apucarana, hoje retornam apenas alunos da educação infantil até o 5º ano. A partir do 6º ano e ensino médio retornam presencialmente somente dia 15, no modelo híbrido. “Ainda estamos avaliando a quantidade de alunos que estaremos recebendo presencialmente, em conversas com os pais, para respeitarmos o decreto que prevê o atendimento de apenas 30% da capacidade presencial”, destacou.

A orientadora de uma outra escola particular em Apucarana, Rúbia Cristina de Almeida, espera o retorno de pelo menos 200 alunos hoje. “Estaremos recebendo apenas os alunos do ensino fundamental I. Os demais alunos do ensino fundamental II e médio permanecem apenas com o ensino on-line, sem previsão de retorno presencial por enquanto”, disse

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Aulas presenciais têm adesão de 30% na rede estadual da região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!