Aulas em casa tem boa avaliação da comunidade escolar de Arapongas - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

PANDEMIA

Aulas em casa tem boa avaliação da comunidade escolar de Arapongas

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Entre os meses de junho e julho, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa de satisfação entre professores, pais e alunos – do Ensino Fundamental (1 ao 5º ano) e Educação para Jovens e Adultos (EJA) a fim de apurar dados e respostas sobre as Atividades Dirigidas e Avalições que vêm sendo realizadas em casa em decorrência da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o setor, a pesquisa via whatsapp contou com a participação de 3.288 pais ou responsáveis de alunos do Ensino Fundamental; 62 alunos da EJA e 400 professores. Segundo os dados, entre os principais tópicos constam que para 95% dos pais e alunos os atendimentos por whatsapp funcionam como bom suporte nas atividades em casa, 84% dos entrevistados acham a quantidade de atividades adequada, 80% dos alunos estão satisfeitos com as aulas remotas.  Cerca de 50% dos alunos precisam de auxílio dos pais para as atividades, bem como dos professores. A pesquisa mostrou também que boa parte dos alunos aprovam as atividades remotas, mas sentem falta do contato direto com os professores e colegas em sala de aula.

Segundo o secretário da Educação, professor Peta, tais pesquisas são importantes, tanto para medir o aproveitamento das ações domiciliares, bem como na busca de ações que aproximem e facilitem a abordagem dos pais, alunos e professores em um momento tão diferente para a educação. “ São feedbacks importantes para que possamos juntos fazer ajustes, e ter a certeza de onde temos acertado. A pesquisa teve uma boa resposta, resultado de que os esforços têm dado certo. É um período desafiador e ático, onde precisamos persistir e continuar juntos nessa caminhada, para que os nossos alunos não percam conteúdo, e que com a contribuição de todos, os alunos consigam absorver o que for lecionado. Aproveito para agradecer aos pais e professores pela dedicação”, diz Peta.

Metodologia

Desde abril, alunos da Rede Municipal de Ensino (Escolas e CMEI’s) e EJA recebem os Kits de Atividades Dirigidas – com lições pedagógicas e orientações complementares para a prática em casa durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  O objetivo é consolidar as aprendizagens do ano letivo, mantendo vínculos com a rotina de estudos. As atividades com conteúdo para 15 dias, servem como monitoramento da frequência e aproveitamento escolar de cada aluno. Em cada uma delas, consta prazo para a realização. Avaliações também foram repassadas aos alunos – correspondentes ao 1º trimestre. As atividades remotas contaram com produção textual, interpretação textual, atividades de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia. Conforme a Educação, cerca de 90% dos alunos participaram e devolveram as avaliações para as escolas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Aulas em casa tem boa avaliação da comunidade escolar de Arapongas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.