Entre os meses de junho e julho, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa de satisfação entre professores, pais e alunos – do Ensino Fundamental (1 ao 5º ano) e Educação para Jovens e Adultos (EJA) a fim de apurar dados e respostas sobre as Atividades Dirigidas e Avalições que vêm sendo realizadas em casa em decorrência da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o setor, a pesquisa via whatsapp contou com a participação de 3.288 pais ou responsáveis de alunos do Ensino Fundamental; 62 alunos da EJA e 400 professores. Segundo os dados, entre os principais tópicos constam que para 95% dos pais e alunos os atendimentos por whatsapp funcionam como bom suporte nas atividades em casa, 84% dos entrevistados acham a quantidade de atividades adequada, 80% dos alunos estão satisfeitos com as aulas remotas. Cerca de 50% dos alunos precisam de auxílio dos pais para as atividades, bem como dos professores. A pesquisa mostrou também que boa parte dos alunos aprovam as atividades remotas, mas sentem falta do contato direto com os professores e colegas em sala de aula.
Segundo o secretário da Educação, professor Peta, tais pesquisas são importantes, tanto para medir o aproveitamento das ações domiciliares, bem como na busca de ações que aproximem e facilitem a abordagem dos pais, alunos e professores em um momento tão diferente para a educação. “ São feedbacks importantes para que possamos juntos fazer ajustes, e ter a certeza de onde temos acertado. A pesquisa teve uma boa resposta, resultado de que os esforços têm dado certo. É um período desafiador e ático, onde precisamos persistir e continuar juntos nessa caminhada, para que os nossos alunos não percam conteúdo, e que com a contribuição de todos, os alunos consigam absorver o que for lecionado. Aproveito para agradecer aos pais e professores pela dedicação”, diz Peta.
Metodologia
Desde abril, alunos da Rede Municipal de Ensino (Escolas e CMEI’s) e EJA recebem os Kits de Atividades Dirigidas – com lições pedagógicas e orientações complementares para a prática em casa durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é consolidar as aprendizagens do ano letivo, mantendo vínculos com a rotina de estudos. As atividades com conteúdo para 15 dias, servem como monitoramento da frequência e aproveitamento escolar de cada aluno. Em cada uma delas, consta prazo para a realização. Avaliações também foram repassadas aos alunos – correspondentes ao 1º trimestre. As atividades remotas contaram com produção textual, interpretação textual, atividades de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia. Conforme a Educação, cerca de 90% dos alunos participaram e devolveram as avaliações para as escolas.
Deixe seu comentário sobre: "Aulas em casa tem boa avaliação da comunidade escolar de Arapongas"