MAIS LIDAS
VER TODOS

MUDANÇA DO CLIMA

Atendimentos por doenças respiratórias aumentam 80% em Apucarana

Transição do verão para o outono gera maior circulação de vírus que atacam o sistema respiratório das crianças

Da Redação

·
Procura por atendimentos respiratórios disparou nos últimos dias em Apucarana
Icone Camera Foto por TNonline
Procura por atendimentos respiratórios disparou nos últimos dias em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2023, 16:38:44 Editado em 15.03.2023, 16:47:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A transição do verão para o outono já está causando superlotação nas unidades de saúde infantis em Apucarana por conta dos problemas respiratórios. O número de atendimentos aumentou até 80% no Centro de Saúde Infantil Sonho de Criança, referência nesse tipo de atendimento no município.

continua após publicidade

O pediatra Luiz Carlos Busnardo, que faz parte da equipe médica do Centro Infantil, afirma que o aumento de problemas respiratórios também é registrado no Hospital da Providência Materno-Infantil e nos consultórios da rede particular.

“As mudanças de temperatura que ocorrem com a chegada do outono geram um aumento na proliferação dos vírus que atacam o sistema respiratório. Nessa época, as crianças também já retornaram às escolas e aos CMEis (Centros Municipais de Educação Infantil). Esses dois fatores desencadeiam esses quadros gripais”, explica o médico.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Apucarana registra 670 mm de chuvas entre Janeiro e fevereiro

O outono começa oficialmente na próxima segunda-feira (20), mas a mudança do clima já ocorreu, inclusive com dias sucessivos de chuvas, o que antecipou as temperaturas mais amenas. Entre janeiro e fevereiro, por exemplo, Apucarana registrou 670,8 mm de chuva, um volume bem acima do índice histórico para esses dois meses.

Em média, a Clínica Infantil atende entre 50 e 60 crianças diariamente. Nas últimas semanas, no entanto, o número passou para cerca de 100 consultas. Busnardo assinala que a maioria dos quadros evolui de forma benigna, no entanto, pondera que há situações mais graves, que exigem internamento hospitalar.

continua após publicidade

“Em alguns casos, as crianças chegam com doenças bacterianas ou o vírus evolui para um quadro de insuficiência respiratória. Então, é necessária a hospitalização”, diz, observando que o "Materno-Infantil", onde ele também atende, está trabalhando com o número alto de atendimentos.

A situação é mais preocupante quando são bebês com menos de um ano ou até com poucos dias de vida. “Temos registrado casos de crianças muito pequenas. Hoje mesmo (quarta-feira), precisamos internar um recém-nascido de apenas 13 dias. A evolução das crianças internadas é mais demorada. Elas podem ficar hospitalizadas uma semana ou até 10 dias”, assinala.

CUIDADOS

O médico orienta aos pais que prestem atenção aos sintomas e também acompanhem mais atentamente quando os filhos enfrentam quadros alérgicos ou têm doenças pré-existentes.

continua após publicidade

“Quando a criança tiver sinais evidentes de doença respiratória, mas está brincando, se alimentando bem e não tem falta de ar, os pais podem fazer o controle em casa, com medidas de sustentação, como hidratação, limpeza das vias respiratórias com soro fisiológico e alimentação saudável. No entanto, quando há falta de ar, febre e a criança não come e começa a ficar abatida, é preciso procurar atendimento médico”, orienta.

Outro ponto importante, segundo Busnardo, é manter as crianças em casa mesmo quando os sintomas são leves. “A gente entende a situação social. Muitas mães não têm onde deixar as crianças porque trabalham, mas é importante que as crianças nessa situação não sejam levadas aos CMeis para não transmitir a doença e também porque há o risco de complicações”, pontua.

Como prevenção, Busnardo destaca algumas medidas básicas, que incluem adoção de uma alimentação saudável, sem alimentos industrializados ou ultraprocessados, além de manter a vacinação em dia para melhorar a imunidade.

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Atendimentos por doenças respiratórias aumentam 80% em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!