Mais lidas

    Apucarana

    APUCARANA

    Associação prepara programação alusiva ao Dia da Síndrome de Down

    Associação prepara programação alusiva ao Dia da Síndrome de Down
    Foto por Prefeitura
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 24.02.2021, 17:07:24 Editado em 24.02.2021, 17:08:05
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Associação Download de Síndrome de Down, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, promoverá uma série de ações durante o mês de março para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A maior parte dos eventos será através de plataformas virtuais, como palestras, aula e encontro com professores, roda de conversa e reuniões. A programação abrange ainda a primeira CorridaDown virtual e o lançamento da lei municipal que obriga a comunicação imediata das crianças nascidas com a síndrome no município.

    A programação foi apresentada nesta quarta-feira (24/02) pela diretoria da Associação ao prefeito Junior da Femac, que esteve acompanhado na reunião pela secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e pelo vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Emídio Bachiega. Diversos membros da Associação Download de Síndrome de Down estiveram presentes, entre as quais a presidente, Flávia Sabóia, e a vice, Liana Lopes Bassi. Também esteve presente Ana Luiza Miquelão Canuto, que possui síndrome de down e ocupa a função de diretora social e cultural da associação.

    O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março, mas os eventos vão ocorrer ao longo de todo o mês. O prefeito destaca que haverá uma palestra com a participação do presidente da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FEBASD), advogado Antônio Carlos Sestaro. “Será uma oportunidade para discutir a importância da transversalidade das políticas públicas para o atendimento das pessoas com síndrome de down, quando também será apresentado um perfil das famílias e das pessoas que possuem a síndrome de down”, afirma Junior da Femac.

    O prefeito também ressalta que outra ação será o lançamento da lei municipal que obriga estabelecimentos de saúde e hospitais a comunicar imediatamente o nascimento da criança com a síndrome de down às associações e entidades que atuam com essa demanda no município.

    Flávia Sabóia, presidente da “Download”, cita ainda que haverá ainda outras palestras através da ferramentea google meet, como “Vivendo, Brincando e Aprendendo”, com Luciene Gouveia, além da roda de conversa “Nada sobre nós sem nós”. “Está programada, também por plataformas virtuais, uma aula com estudantes de medicina da Unicesumar e um encontro com professores para debater o Atendimento Educacional Especializado”, completa Sabóia.

    Outro ponto alto da programação será a realização da primeira CorriDown Virtual, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. “A intenção é mobilizar pessoas e grupos de corrida, bicicleta, academias e clubes de serviço para realizar caminhadas e exercícios. A pessoa poderá escolher em fazer 21 minutos de caminhada ou corrida ou percorrer 21 quilômetros de bicicleta, por exemplo, fazendo a atividade do seu jeito e do lugar aonde estiver”, explica Liana Bassi, vice-presidente da “Download”.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Associação prepara programação alusiva ao Dia da Síndrome de Down"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.